Destaques em travel
Estou planejando uma viagem com amigos no fim do ano. Destino: Espanha (nós) e Itália e Suíça (eu), para visitar parentes. Nada definido ainda. Temendo desde já os voos? Claro. E como cansa esse negócio de planejar. Decidi que, se tudo der certo, vou viajar da mesma forma que fiz quando (…)
Mulheres, negros e negras e pessoas LGBTQIA+ e outros grupos sabem bem que certos locais são perigosos. E não estamos falando só de becos ou ruas desertas, mas de países que possuem costumes ou mesmo leis discriminatórias. Com a Copa do Catar (…)
Houve uma época em que eram comuns excursões no esquema “15 dias, dez países”. Já ouvi coisas do tipo “como assim? O bom mesmo é se aprofundar em um único lugar, absorvendo a cultura, o jeito do povo e seus costumes”. Será que existe uma forma única e perfeita para conhecer um lugar? (…)
“Com pânico de voar, mas louco por viagens, brasileiro cria site sobre medo de avião”. Foi com esta manchete que o portal de notícias da Globo, o G1, introduziu a matéria sobre o lançamento do rivotravel uns pares de anos atrás. Pois a manchete não mentiu em nada. Desde o (…)
O rivotravel nasceu no dia 17 de abril de 2017. E como já é tradição, faço uma retrospectiva do último ano, resumindo um pouco o que rolou, as vitórias (e as derrapadas), os textos que mais gostei de escrever, o que fez sucesso e o que tem para comemorar (…)
Contos do rivotravel — “Como assim lockdown?”, perguntou em inglês um confuso Bruno. “Pois sim, meus senhores. Determinação do presidente. Por conta desse novo vírus, fomos informados que os hóspedes devem ser mantidos nos quartos. Deram inclusive a orientação de que se alguém quiser burlar a lei deveria ser acionada a polícia (…)
Viajar é bom demais, né? Se não fosse, eu não estaria aqui escrevendo pro rivotravel — e provavelmente você não estaria lendo esse texto. Mas existe uma verdade quase inegável: viajar cansa! E como muitas e muitos dos leitores sofrem de medo de voar, decidi criar essa série de (…)
O 1º de agosto é o dia nacional da Suíça, ou da Confederação Helvética, nome mais pomposo do país. Segundo a lenda, foi nessa data (só que láááá em 1291) que os representantes de três cantões (hoje equivalentes aos estados brasileiros) se reuniram para fundar o (…)
Viajar é uma delícia, é o que muitos costumam dizer. E é mesmo! Mas quem disse que coisas maravilhosas não são acompanhadas de estresse? Muitas panicadas e panicados já começam a sofrer na hora de comprar a passagem. E com as mudanças na cobrança de bagagens pelas companhias (…)
Este é um dos textos do rivotravel que eu estou tendo mais dificuldades para começar (momento escritor-abre-seu-coração). Já fiz e apaguei vários parágrafos introdutórios. E como o que eu faço no site é justamente compartilhar minhas (…)
Começamos hoje uma nova categoria de matérias aqui no rivotravel: a Cidades em Cena. Sim, pois desde que os filmes deixaram os estúdios e pegaram as calçadas (e ruas, praças, praias etc), a sétima arte passou a ficar eternamente ligada às cidades. E quer motivo melhor para mostrar um lugar do que um bom (…)
Muita gente acha que a etiqueta é algo morto, algo talvez depositado em um empoeirado livro na estante da avó. Mas nada disso! Na verdade, a etiqueta nada mais é do que um conjunto de regras que facilitam o convívio com as demais pessoas. Lógico que isso muda de país para país, mas há algo que (…)
A tremidinha discreta no bolso da calça avisava: você tem uma nova mensagem. Estava no meio de uma palestra meio esvaziada e desinteressante da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), então não vi problemas em checar quem era. Era Rafa — editor do rivotravel — com uma mensagem deliciosa: “Super (…)
Viajar de graça é o sonho de muita gente. Pois isso, no Brasil, é possível. Para tal, basta ligar para a sede do Correio Aéreo Nacional (CAN) do aeroporto mais próximo e dizer que quer se inscrever para uma das viagens. Eles geralmente ligam na véspera avisando qual o destino (…)
Uma das formas mais bacanas para conhecer uma cidade é estar perto de seus moradores. Para isso, o Couchsurfing, digo eu, continua imbatível. Trata-se, em linhas gerais, de uma rede social para viajantes. Funciona assim: o usuário abre uma conta no site, faz um perfil (…)
Conhecer a Amazônia sempre foi um desejo antigo meu que ia adiando por conta do alto preço das passagens aéreas (para quem sai de outras regiões do Brasil que não a norte, pelo menos). Fora que não existem voos diretos, sempre tem de fazer conexão em alguma cidade. E quanto mais voos (…)
Uma boa dica para quem está indo de uma cidade para outra e não se importa em pegar trechos com conexão é pesquisar voos com paradas longas (mais de seis horas, sugiro) nos aeroportos de troca de avião. Muitas vezes as passagens são até mais baratas, pois a maioria (…)
Sim, sou um filho da Puglia. De lá vieram meus antepassados por parte de pai e é onde, até o fechamento desta edição, tenho tias - sim, todas meio mammas - e primos. A Itália atrai dezenas de milhões de turistas. Em 2015 recebeu mais de 50 milhões de passageiros internacionais, um crescimento (...)
Se você, assim como eu, odeia multidões, uma opção interessante, ao visitar Paris, é fugir do famoso Palácio de Versalhes e ir para o menos famoso (mas igualmente rico) Palácio de Fontainebleau — também nos arredores da capital francesa. Chegar lá é super fácil. Da estação Gare (…)
Tem gente que odeia viajar. E não falo só da parte chata, ter de fazer malas, perder horas no aeroporto, se espremer todo na classe econômica, enfrentar hordas de turistas nos pontos de maior visitação das cidades etc. Falo de gente que gosta de ficar em casa, mesmo tendo a possibilidade financeira ou de tempo para (…)
recentes em travel
Ano passado saí de férias com minha mãe, uma senhora que ama “cair na estrada”— ela tem quase 85 anos — e fiz para o rivotravel uma matéria sobre cuidados a serem tomados ao viajar com um idoso. Agora, após um ano, resolvi publicar um novo texto com mais dicas. Além disso (…)
Quando uma criança sai de seu país de origem pela primeira vez, o que ela pensa? Tem a noção de que está em algum outro lugar, com hábitos, paisagens e cultura diferentes? E bem longe de casa? Comigo isso aconteceu aos 5 anos. Eu já amava ver mapas — um prenúncio, talvez, do amor por viagens que (…)
Contos do rivotravel — No fundo da gaveta, entre faturas velhas e o peso do anos, jazia um empoeirado rolo de fotografia, desses que até os anos 2000 as pessoas usavam em máquinas analógicas para registrar aquilo que a memória provavelmente esqueceria. “Limpe seus armários”, recomendou a psiquiatra. E, assim, (…)
Sete anos de site hoje, 17 de abril! Socorro, como o tempo passa rápido. Olhando em retrospecto, a principal característica dos últimos 365 dias foi a consolidação da retomada dos voos, após o hiato pandêmico. Foram nada menos que 14 voos no período! Nada mal para um panicado (…)
É comum o uso da expressão “perrengue chique” nas redes. A prática refere-se ao ato de falar sobre alguma agrura tida como rica (“quebrei meu pé subindo a torre Eiffel”), como salvo conduto para poder reclamar do que, para alguns, seria visto como frivolidade. Acontece (…)
Seja qual for a cidade que eu vá, sempre busco reservar um tempo para ir nos principais museus locais — ou então aquele nem tão famoso, mas que calha de mostrar aquilo que me interessa. Após décadas de turista, hoje consigo traçar planos para evitar cair em uma roubada (…)
Entre os diversos tipos de turistas, é possível detectar dois bem peculiares: os que visitam apenas as principais atrações de cada cidade (e que, segundo o clichê, mais postam fotos do que apreciam as coisas); e os que buscam o que é “raiz”, o que pouca gente conhece. Acho uma (…)
Querer algo e não conseguir sempre traz uma dose de frustração. E com viajantes não seria diferente. Uma atração turística com ingressos esgotados, um restaurante que não aceita mais reservas, um passeio cujo último grupo saiu cinco minutos atrás. Na minha última (…)
A ideia de escrever surgiu da viagem que vou fazer (e que começa hoje, por sinal) com minha mãe para a Europa. Já viajei com ela algumas vezes e fui aprendendo uma coisa ou outra ao longo da estrada. Adotando pequenas medidas é possível tornar a experiência interessante para (…)
Tenho uma teoria: correr contra o relógio só faz piorar o medo de avião. Já não basta ter de lidar com o pânico do voo? Precisa ainda ter um pico de adrenalina, mãos suando e coração acelerado achando que vai chegar tarde no aeroporto e não vai conseguir embarcar? Se (…)
Estou planejando uma viagem com amigos no fim do ano. Destino: Espanha (nós) e Itália e Suíça (eu), para visitar parentes. Nada definido ainda. Temendo desde já os voos? Claro. E como cansa esse negócio de planejar. Decidi que, se tudo der certo, vou viajar da mesma forma que fiz quando (…)
Em 1992, ao fazer um discurso em Londres, a então rainha Elizabeth II definiu aquele ano como Annus Horribilis, ou seja, um período digno de ser apagado do calendário. Obviamente não quero me comparar à regente, mas agora, na comemoração dos 6 anos do rivotravel, não tenho (…)
Sete anos de site hoje, 17 de abril! Socorro, como o tempo passa rápido. Olhando em retrospecto, a principal característica dos últimos 365 dias foi a consolidação da retomada dos voos, após o hiato pandêmico. Foram nada menos que 14 voos no período! Nada mal para um panicado (…)