Entrevista com o panicado #02

O medo de voar e as lembranças da infância se misturam dentro do representante comercial paulista Menotti Santana Silva Filho, 40 anos. Ele tinha oito anos quando voou pela primeira vez: morava no Rio de Janeiro e embarcou com a família em um voo para São Paulo. Como muitas crianças, estava com muita (…)

Read More
A vida após a morte dos aviões

Os aviões são verdadeiros guerreiros. Passam anos e anos entre infindáveis pousos e decolagens, levando gente e carga, servindo bravamente suas empresas. E quando chega a hora de se aposentar, acabam em um ferro-velho qualquer da vida (existem alguns enormes, como o de Davis Monthan, nos EUA, com mais (…)

Read More
Quando viajo sem remédios

Desde que eu comecei a ter medo (medo? pânico! gastura! vou morrer agora!!!), já cai na besteira, algumas vezes, de voar sem tomar remédio. Os cenários para tal bizarra situação são três. O primeiro é o de “ah, dessa vez eu vou conseguir viajar sem sofrer, vou ficar em paz” — aham, Cláudia, senta lá e (…) 

Read More
Road trip na Nova Inglaterra

A tremidinha discreta no bolso da calça avisava: você tem uma nova mensagem. Estava no meio de uma palestra meio esvaziada e desinteressante da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), então não vi problemas em checar quem era. Era Rafa — editor do rivotravel — com uma mensagem deliciosa: “Super (…)

Read More
Aviões "edição especial"

Usar pinturas especiais e comemorativas nas fuselagens dos aviões ainda não é uma prática muito difundida entre as companhias aéreas brasileiras (uma pena), mas há décadas as empresas gringas vem fazendo isso, com resultados estéticos supre criativos. Vamos listar alguns exemplos aqui no rivotravel (oba, listas!) (…) 

Read More
Doses curtas #03

Na minha volta da mais recente viagem à Itália, o voo calhou de ser bem no dia de meu aniversário. Tentei fazer o truque da galinha morta — ou seja, lançar a informação como quem não quer nada — no check-in da TAP Portugal, e tentar um upgrade. Rolou nada, gastei meu belo sorriso à toa. Mas pelo menos as comissárias (…) 

Read More
Pistas curtas

Quem é panicado sente: quando a decolagem e — principalmente — o pouso da aeronave é realizado em uma pista tida como curta (como Congonhas) o medo bate mais forte. E se o avião não conseguir realizar a manobra e acabar saindo “pela tangente”? Na verdade, não há como dizer que uma pista é curta sem avaliar o tipo de (…)

Read More
As melhores companhias aéreas do mundo

Para boa parte dos passageiros de avião de classe econômica, viajar é uma verdadeira tortura — e não tô falando nem do pânico de voar. Espaços apertados, comida ruim e centenas de pessoas amontoadas realmente não podem ser considerados atrativos. No entanto, muitas companhias aéreas se esforçam (…)

Read More
Entrevista com a panicada #01

Hoje iniciamos uma nova série do Rivotravel — a de entrevistas com um panicado. Assim que lançamos o site, começamos a receber um monte de relatos de pessoas que também amam viajar, mas sofrem com o medo de avião. Isso tem sido, para mim, quase um tratamento terapêutico, perceber que não estou sozinho (…)

Read More
Malas extraviadas

O extravio de malas é uma verdadeira dor de cabeça na vida de um viajante, mas para não dizer que não vou falar de flores, começo este texto já com uma boa notícia: segundo a empresa de tecnologia aeroportuária Sita, o número de extravio de bagagens ao redor do mundo caiu 12,25% em 2016. O índice, de 5,73 malas (…)

Read More
Como é voar na Air Baltic

Esse relato talvez seja um tanto quanto bizarro: um cara apaixonado por aviões desde criança, que colecionava réplicas, sabia tudo sobre a área, pensou seriamente em ser piloto comercial na adolescência e que, já adulto, acabou desenvolvendo um pânico de voar. Mesmo assim, esse cara continua amando aviação (…)

Read More