Aviões "edição especial"
Usar pinturas especiais e comemorativas nas fuselagens dos aviões ainda não é uma prática muito difundida entre as companhias aéreas brasileiras (uma pena), mas há décadas as empresas gringas vem fazendo isso, com resultados estéticos super criativos. Vamos listar alguns exemplos aqui no rivotravel (oba, listas!).
1. British Airways (2013)
E muitas vezes a criatividade e beleza pode vir apenas num detalhe. Foi o que a British Airways fez em uma de suas aeronaves. No final de 2013, para marcar o início das operações entre Londres e a cidade chinesa de Chengdu, onde há uma grande reserva natural de pandas, a companhia britânica resolveu pintar apenas a parte da frente do avião, deixando o 777 com a carinha do urso. É fofo ou não é?
2. Alitália (1997)
Uma das experiências mais gostosas (ai como eu tô empolgado nos trocadilhos hoje) é a da Alitalia, que fez uma decoração especial de um de seus jumbos 747 com referência ao delicioso chocolate Baci Perugina. O ano foi 1997 e a rota era Roma — Nova York. A fuselagem ainda trazia a frase “Baci dall’Italia, baci da Alitalia” (beijos da Itália, beijos da Alitalia”). Bem que dizem que os italianos são um povo romântico. O mais legal é que, devido à forma cilíndrica e alongada do avião, ele ficou parecendo um grande tubo de papelão onde os chocolates da Baci Perugina são geralmente comercializados.
3. ANA All Nippon Airways (1998/2011)
A empresa japonesa Ana também já entrou na roda e usou um dos carros-chefe da cultura contemporânea nipônica em suas fuselagens: tacou os pokemons em seus aviões. Olhem esse 767 decolando, com diversos pokemons, tendo o famoso pikachu bem grandão, perto da cabine do piloto. Até eu que não sou fã do desenho amei.
4. EVA air (2005)
Uma empresa que é apaixonada por pinturas especiais é a EVA, com sede em Taiwan. E não é um desenho qualquer, eles simplesmente amam a… Hello Kitty! Tem Hello Kitty na fuselagem, em objetos dentro do avião, como copos e guardanapos, em detalhes no interior da aeronave… A parceria com a empresa que detém os direitos de imagem da gatinha sem boca começou em 2005 e não parou mais.
5. Aerosur (2019)
E tivemos nossos exemplares aqui na América do Sul também. Uma companhia que usava e abusava (abuse e use, C&A) das pinturas especiais era a boliviana Aerosur. Ela fechou as portas em automático de vez em 2012, mas ainda deixa muitas saudades entre os amantes da aviação. As fuselagens eram pintadas com animais, como cobra, tubarão e touro, sendo que este último era destinado ao jumbo 747 deles, o Súper Toríssimo, que fazia as rotas para a Espanha. Meu sonho teria sido voar num deles ♡.
6. Qantas (1994)
De 1994 para cá, a empresa australiana Qantas já batizou e pintou quatro aviões com temas ligados à cultura aborígene, que ocupava o território do continente antes da chegada dos europeus (e que foi praticamente dizimada “graças” aos ingleses). Seria uma forma de mea culpa dos australianos com seus nativos? Em todo caso, ficou bem bonito o resultado.
E para fechar: as empresas da casa. Por aqui no Brasil também tivemos parceiras interessantes.
7. Gol (2014)
A GOL não economizou nas tintas e mandou ver um imenso painel aéreo pintado pela famosa dupla brasileira de grafiteiro Osgemeos. Isso foi em 2014, na época da Copa do Mundo aqui no Brasil. No vídeo abaixo dá para ver como foi o processo. Foram nada menos que mil latas de spray necessárias para o trabalho. Não ficou bem legal?
8. TAM (2011)
Anos antes, em 2011, a TAM também entrou na roda na época do lançamento do filme de animação Rio, ambientado no Rio de Janeiro. Pegou um de seus airbus e o transformou em um imenso Blu, papagaio azul que é o personagem central da trama. O avião da TAM voou assim todo papagaiado por mais de um ano, nas rotas entre Rio, São Paulo, Buenos Aires e Santiago do Chile. Essa não foi a única pintura especial da TAM, mas certamente é uma das mais marcantes. Já teve desenhos especiais em datas comemorativas da empresa, Olimpíadas 2016, Calçadão de Copacabana (pelo visto a TAM ama o Rio mesmo…)…
9. azul linhas aéreas brasileiras
A Azul volta e meia também gosta de dar um tapa no visual e deixar o lado de fora mais bonito (eu já acho normalmente bem bonito). Muitas das vezes ela usa para anunciar os próprios produtos, como a empresa de turismo Azul Viagens ou parcerias com emissoras de TV. Já fez causa social também quando pôs "no ar" seu avião na cor do Outubro Rosa — campanha de conscientização da importância dos exames de prevenção e combate ao câncer de mama. Aqui embaixo também vemos uma pintura que aposta alto na brasilidade, com tucano e pão de açúcar (sério, gente, o Brasil é mais que o Rio de Janeiro, vamos dar uma variada!).
10. Avianca brasil (2015)
Por fim, a Avianca Brasil lançou, em 2015, uma versão Turma da Mônica de um de seus airbus, em homenagem aos 80 anos do criador dos personagens, Mauricio de Sousa. Ficou bem bonito, usando um dos nossos maiores produtos de exportação no quesito desenho.