O rivotravel está no clima dos festejos juninos, que vão do São João até o dia 29, Dia de São Pedro. “— Olha a cobra! É mentira! — Olha a chuva! Já passou!”. Para ser sincero, não sei muito bem o motivo pelo qual essas cantigas me levaram a pensar em aerofobia, mas tenho algumas teorias (…)
Read MoreNessa viagem vivenciei uma nova ansiedade: aquela de ver a data se aproximando e não ter nem passagem nem hotéis reservados. Ida via Aeroporto de Viracopos. O lado triste é que a volta seria por Congonhas, aeroporto que quase todo panicado quer ver bem de longe. O ponto (…)
Read MoreVocê não está só. Você que me escreve e diz estar feliz por ter encontrado pessoas iguais a você. Pessoas que te entendem. Você que estava quase enlouquecendo achando que sofria só e que ninguém jamais entenderia sua dor. Outras pessoas também sabem a terrível sensação de ter a certeza indubitável de que vai morrer (…)
Read MoreUm querido amigo diz que eu não tenho medo de voar. Ou pelo menos que não tenho mais. Ele vê que viajo de avião e diz que, se faço isso, é porque não sofro de aerofobia, ou não é tão traumatizante assim como eu costumo narrar… Nada mais errado, como (…)
Read MoreContos do rivotravel — No fundo da gaveta, entre faturas velhas e o peso do anos, jazia um empoeirado rolo de fotografia, desses que até os anos 2000 as pessoas usavam em máquinas analógicas para registrar aquilo que a memória provavelmente esqueceria. “Limpe seus armários”, recomendou a psiquiatra. E, assim, (…)
Read MoreSete anos de site hoje, 17 de abril! Socorro, como o tempo passa rápido. Olhando em retrospecto, a principal característica dos últimos 365 dias foi a consolidação da retomada dos voos, após o hiato pandêmico. Foram nada menos que 14 voos no período! Nada mal para um panicado (…)
Read MoreÉ comum o uso da expressão “perrengue chique” nas redes. A prática refere-se ao ato de falar sobre alguma agrura tida como rica (“quebrei meu pé subindo a torre Eiffel”), como salvo conduto para poder reclamar do que, para alguns, seria visto como frivolidade. Acontece (…)
Read MoreQuem acompanha o rivotravel sabe que 2023 foi quando retornei aos céus. Calma que não morri, muito pelo contrário! Segui vivíssimo pra contar sobre os vários voos que fiz ao longo do ano. Após o período pandêmico, que me deixou anos sem entrar em um avião, tirei o atraso (…)
Read MoreEm minha longa carreira como panicado (já são 14 anos), em algum momento percebi que viajar na primeira fileira do avião me trazia uma certa tranquilidade. Geralmente é cobrado um valor a mais por ela. Mas, para mim, são vários os benefícios, a começar pelo embarque, que muitas vezes (…)
Read MoreSeja qual for a cidade que eu vá, sempre busco reservar um tempo para ir nos principais museus locais — ou então aquele nem tão famoso, mas que calha de mostrar aquilo que me interessa. Após décadas de turista, hoje consigo traçar planos para evitar cair em uma roubada (…)
Read MoreEm tempos de redes sociais, deixar comentários em sites parece algo tão antigo, né? Mas muita gente ainda gosta de escrever suas opiniões nessa forma — e eu adoro. Dessa vez, o tema desta série Feedback será: medo em etapas específicas do voo (…)
Read MoreEntre os diversos tipos de turistas, é possível detectar dois bem peculiares: os que visitam apenas as principais atrações de cada cidade (e que, segundo o clichê, mais postam fotos do que apreciam as coisas); e os que buscam o que é “raiz”, o que pouca gente conhece. Acho uma (…)
Read MoreContos do rivotravel — A leitura de Mariana foi interrompida pelo tapinha de João em seu antebraço esquerdo. — Tia, tô com medo. Até então a professora não tinha dado conta que um comissário havia displicentemente colocado o pequeno passageiro ao seu lado. Frente ao sincero e diminuto pedido de ajuda (…)
Read MoreNão sei o bem o motivo, mas eu amo Natal. E os aeroportos não deixam a tradição passar em branco, como podemos ver nos exemplos selecionados pelo rivotravel. Algumas decorações natalinas são bem simples, outras são super caprichadas — com destaque para (…)
Read MoreHoje é meu aniversário. Faço 42 anos. É a mesma idade que minha mãe tinha quando me teve. Datas assim, ainda mais no fim de ano, me fazem pensar muitas coisas. Vejo que aprendi algumas lições ultimamente, e muitas delas têm ligação com aerofobia. Vou listar algumas delas, procurando (…)
Read MoreQuerer algo e não conseguir sempre traz uma dose de frustração. E com viajantes não seria diferente. Uma atração turística com ingressos esgotados, um restaurante que não aceita mais reservas, um passeio cujo último grupo saiu cinco minutos atrás. Na minha última (…)
Read MoreAcabo de voltar de uma maratona de sete voos em 28 dias de viagem pela Europa. Quando planejei essa epopeia terrível para um panicado, confesso que tremi. Mas no final das contas não foi tão ruim assim — minto, foi, mas sinto que agora sou um “novo eu” no quesito aerofobia (…)
Read MoreAqui vai a quarta edição desta série que traz o conteúdo de nossas redes sociais para o site! Quem me conhece sabe que amo esses cartões com instruções em caso de emergência que ficam no aviões… a ponto de colecionar! Com muito humor e atento aos detalhes mais interessantes (e bizarros) (…)
Read MoreA ideia de escrever surgiu da viagem que vou fazer (e que começa hoje, por sinal) com minha mãe para a Europa. Já viajei com ela algumas vezes e fui aprendendo uma coisa ou outra ao longo da estrada. Adotando pequenas medidas é possível tornar a experiência interessante para (…)
Read MoreEssa seção nasceu a partir dos comentários ótimos deixados nas matérias do site. Pois achei por bem agrupar alguns deles, dividindo tudo por assunto. Hoje, o tema é “como tudo começou”. E lógico que a maioria dos relatos aqui destacados estão (…)
Read More