Você não está só

 
 

Você não está só.

Você que me escreve e diz estar feliz por ter encontrado pessoas iguais a você. Pessoas que te entendem.

Você que estava quase enlouquecendo achando que sofria só e que ninguém jamais entenderia sua dor. Outras pessoas também sabem a terrível sensação de ter a certeza indubitável de que vai morrer, que o avião vai cair e tudo vai acabar. Que vai deixar seus pais e mães e filhos e amigos. Que vai deixar o amor só.

Você, você que pensa isso e muito mais, você não está só.

Você que pensa em desistir antes mesmo de comprar a passagem aérea, você que sua frio depois que compra, que pensa em ligar para a companhia e cancelar a compra, você que vai pro aeroporto como quem vai para a forca, os últimos passos de um homem e de uma mulher, você que entra na aeronave e reza pros Santos e pra Buda e pros Orixás, você nessas horas você está com Deus e com todos os Deuses, você não está só.

Você que não é religioso, mesmo assim você não está só, pois eu te entendo, quem sofre como você sofre te entende e faz uma teia invisível que sustenta sua cabeça no lugar.

Você que sabe que muita gente sofre de aerofobia e que no mesmo avião que você está outras pessoas também estão sofrendo em silêncio, você não está só.

E sabendo que não está só você pode encontrar certa paz pois sabe que não é um ser esquisito que inventa coisas imaginárias em sua mente nem um pouco doentia. Apenas uma pessoa com medo, humana, demasiadamente humana. E que não está só.

Não está só pois quem vive, sofre, e o sofrimento faz parte, nem todo mundo é iluminado, quase ninguém é iluminado. Alguém é iluminado? Não quero desmerecer a fé de ninguém, mas eu tenho fé nos homens e nas mulheres e eles e elas não me deixam estar só pois existem e, existindo, me fazem companhia. As dores são diversas e iguais também, pois esse mundo é contraditório e vasto e pode e deve ser explorado.

E mesmo um viajante só não está só, mesmo que visite às cinco da manhã uma igreja no interior da Etiópia, uma igreja linda que não era católica, não lembro qual credo a sustentava quase no ar, pois era na verdade uma caverna escavada por mãos humanas em um penhasco.

E mesmo que você estiver lá as cinco da manhã e o sol morno estiver nascendo no horizonte rosa, você não estará só.

Pois alguém daquela região estará segurando a corda do outro lado e você depende dele, sua vida depende dele pra chegar e, sobretudo, sair dali.

E você confia, pois confiar faz parte da existência e estamos sempre confiando, confiando nossa vida ao pedreiro, ao motorista do ônibus, à médica, ao piloto de avião. Que sem aviação provavelmente você nem teria chegado nessa gruta no interior da Etiópia. Sem os pioneiros da aviação, sem Santos Dumont e sem outros e outras que você provavelmente nunca ouviu falar e que saíram dessa vida da mesma forma que chegaram, anônimos.

Eles não estavam sós. Eu não estou só.

Você não está só.