Em tempos de redes sociais, deixar comentários em sites parece algo tão antigo, né? Mas muita gente ainda gosta de escrever suas opiniões nessa forma — e eu adoro. Dessa vez, o tema desta série Feedback será: medo em etapas específicas do voo (…)
Read MoreContos do rivotravel — A leitura de Mariana foi interrompida pelo tapinha de João em seu antebraço esquerdo. — Tia, tô com medo. Até então a professora não tinha dado conta que um comissário havia displicentemente colocado o pequeno passageiro ao seu lado. Frente ao sincero e diminuto pedido de ajuda (…)
Read MoreHoje é meu aniversário. Faço 42 anos. É a mesma idade que minha mãe tinha quando me teve. Datas assim, ainda mais no fim de ano, me fazem pensar muitas coisas. Vejo que aprendi algumas lições ultimamente, e muitas delas têm ligação com aerofobia. Vou listar algumas delas, procurando (…)
Read MoreAcabo de voltar de uma maratona de sete voos em 28 dias de viagem pela Europa. Quando planejei essa epopeia terrível para um panicado, confesso que tremi. Mas no final das contas não foi tão ruim assim — minto, foi, mas sinto que agora sou um “novo eu” no quesito aerofobia (…)
Read MoreEssa seção nasceu a partir dos comentários ótimos deixados nas matérias do site. Pois achei por bem agrupar alguns deles, dividindo tudo por assunto. Hoje, o tema é “como tudo começou”. E lógico que a maioria dos relatos aqui destacados estão (…)
Read MoreTenho uma teoria: correr contra o relógio só faz piorar o medo de avião. Já não basta ter de lidar com o pânico do voo? Precisa ainda ter um pico de adrenalina, mãos suando e coração acelerado achando que vai chegar tarde no aeroporto e não vai conseguir embarcar? Se (…)
Read MoreEste é o relato do segundo voo para Campinas-(SP) que faço este ano. Pois bem! Meu voo na verdade virou outro. Dias antes da viagem, eu estava com uma sinusite terrível. O otorrino foi categórico: melhor não viajar assim, pois há até risco de perfuração de tímpano. Panicado (…)
Read MoreEssa matéria vai ser diferente. Como foi uma viagem corrida, juntei os relatos de dois voos, ida e volta (Salvador–Brasília –Salvador), no fim de julho. E aí começa o drama. Primeiro voo saindo às 5h da manhã. O ideal seria já tomar um remédio no início da noite na véspera, e aí (…)
Read MoreNa última viagem que fiz, ao embarcar já fui avisando ao comissário sobre minha aerofobia. Pois desta vez, além das palavras de suporte de praxe veio algo incomum: “Quando pousarmos, você quer conhecer a cabine dos pilotos?” Meu Deus, por essa eu não esperava (…)
Read MoreHora de comprar o voo de volta. Vou pesquisar preços e tem um voo na quinta e outro no domingo. Mesmo valor. Qual critério usar? Pois é aquela coisa: parece a Escolha de Sofia (pra quem viu o filme, sem spoiler). E se escolho o dia errado? E se um dos dois voos tiver fadado a cair? (…)
Read MoreE eis que fui surpreendido com uma viagem de última hora. Bem, não foi tanto assim. Mas para um panicado que gosta de ir se preparando mentalmente para a viagem, uma semana de antecedência é pouco. Contrariando as expectativas, sabe que o medo até ficou menor? Não sei, acho que foi a (…)
Read MoreO temido voo da volta… Acordo cedo, mas me embolo com o horário. Estou atrasado! Faço as coisas correndo. Uber cancela. Chamo outro. Ah, está chovendo. E claro que está tudo engarrafado. Como é tranquila a saga de um panicado indo para o abate, quer dizer, para o aeroporto, não é? (…)
Read MoreE eis que chega a fatídica véspera de minha viagem de volta de São Paulo a Salvador. Mas, na verdade, essa jornada começou na sexta passada. Uma crise de sinusite acabou fazendo com que eu tivesse que adiar a volta. Uma vez, também voando no mesmo trecho, na hora do pouso senti uma (…)
Read MoreEm 1992, ao fazer um discurso em Londres, a então rainha Elizabeth II definiu aquele ano como Annus Horribilis, ou seja, um período digno de ser apagado do calendário. Obviamente não quero me comparar à regente, mas agora, na comemoração dos 6 anos do rivotravel, não tenho (…)
Read MoreEntão, depois de cinco anos, aconteceu. Voei. Cá estou eu em São Paulo (moro em Salvador). Cheguei três dias atrás. Completamente dopado. Só assim para voar. Nesse relato, vou me concentrar mais nos momentos antes do voo. Difícil mesmo está sendo decodificar o que anotei. Com a ajuda (…)
Read MoreVéspera de voo e a gente tá como? Surtando, claro. Nos últimos dias, além da ansiedade brutal, tive também, digamos, “intestino solto” e um inédito torcicolo pré-viagem. Diagnóstico: voo se aproximando do radar de meu pânico de avião. Olha, minhas mão já começaram a suar só de (…)
Read MoreEm 2018, na véspera de voar, escrevi uma matéria intitulada “Viajo amanhã: SOCORRO” embalado pelo mais puro nervosismo. Como fez sucesso e é lida até hoje, resolvi fazer esse relato quentinho. Acabei (não tem nem 10 minutos) de comprar minha primeira passagem aérea em cinco anos (…)
Read MoreE vamos com a primeira edição de 2023 do Feedback dos Leitores! Dessa vez o tema é: medicação. Muita gente, inclusive eu, apela para o santo remédio que tira ansiedade, dá sono e torna a viagem mais tranquila. Mas é importante ressaltar a (…)
Read MoreA cia. aérea TAP Air Portugal alcançou o quinto lugar no ranking das mais seguras do mundo em 2022. O ranking foi estabelecido pelo renomado site Airline Ratings. Notícia boa para brasileiros (e europeus) que têm medo de voar! Mas antes (…)
Read MoreDiz o clichê: o envelhecimento nos traz confiança e sabedoria. Pois meus primeiros anos de aerofobia até que foram leves quando comparados ao completo pavor que sinto hoje em dia. Há explicação para isso? Conversei com a psicóloga Ingrid Quintão (…)
Read More