Perdeu a formatura da sobrinha no Rio de Janeiro, faltou ao casamento da irmã em Manaus, não viu seu time ser campeão do mundo do outro lado do planeta, recusou o convite fantástico para assumir um cargo na filial da empresa no Chile, acabou o relacionamento com a namorada aventureira que se cansou de nunca (…)
Read MoreOlá, panicadas e panicados, como vão? Pensei muito antes de começar esse texto (aliás, sempre penso muito antes de começar qualquer texto aqui, pois sei que o que escrevemos têm impacto. Responsabilidade jornalística, né?). Como você provavelmente já sabe, nessa (…)
Read MoreEste é um dos textos do rivotravel que eu estou tendo mais dificuldades para começar (momento escritor-abre-seu-coração). Já fiz e apaguei vários parágrafos introdutórios. E como o que eu faço no site é justamente compartilhar minhas (…)
Read MoreMenines do céu (juro que esses trocadilhos com céu surgem do nada quando escrevo no rivotravel…). Mas continuando: menines do céu, hoje tive um sonho (ou seria pesadelo?) meio bizarro. Sonhei que estava em Denver, nos EUA (oi?) e ia pegar um voo Denver–Salvador (hahuauauhaha, jamais existirá essa rota), mas aí, por (…)
Read MoreVoo TAP Portugal de Lisboa para Genebra. Excepcionalmente, pego um lugar na janela, para poder ver os Alpes na aproximação do aeroporto de destino. Na penúltima fila, claro, para facilitar uma fuga em caso de emergência. Lá pelas tantas, começa o serviço de bordo. O básico de sempre; mas o suco de ameixa… Não (…)
Read MoreOlá, panicadas e panicados, como vão vocês? Como vai esse medo de voar? Alguma viagem de avião à vista? Estava eu aqui reparando que, apesar de já ter muitas matérias que versam sobre esse nosso mal comum, o rivotravel não tinha — pelo menos não até agora — um relato sobre como eu me comporto em um voo. Ok (…)
Read MoreMisericórdia. Estou tão nervoso que nem sei como começar esse texto (ops, ele já começou…). Eis que, depois de quase dois anos sem botar os pés em um avião, estou com viagem marcada para amanhã. Não teve jeito, é para a formatura de uma sobrinha que mora em Brasília. Desde que o rivotravel foi criado, em março (…)
Read MoreCredo! Vocês viram que esta semana teve acidente de avião no México? Não sei o que mais me impressionou: se foi o vídeo (pois é, teve passageiro filmando…) ou se o fato de que todas as 103 pessoas se salvaram. Vamos por partes, uma vez que ninguém tem a obrigação de ser mega informado. Um avião (…)
Read MoreVioleta chegou completamente esbaforida ao aeroporto de Brasília. Arrumar a mala no dia do voo é sempre uma péssima decisão que ela toma (nota mental: ser mais precavida). Saiu de casa atrasada, como sempre. Jogou tudo dentro do Uber e torceu para não pegar congestionamentos. Até que o trânsito (…)
Read MoreFoi que nem a música. Foi que nem o clichê. Foi por medo de avião que Juca pegou pela primeira vez na mão de Paula. Os dois estavam sentados lado a lado há quase uma hora, sem olhar um para o outro. Foi o tremelique da turbulência que levou ao contato físico reservado apenas aos mais íntimos. Ela olhou meio (…)
Read MoreQue atire a primeira máscara de oxigênio quem nunca ficou nervoso dentro de um avião durante uma forte turbulência. Se a pessoa for panicada como eu, então, é pavor puro. Já fizemos aqui no rivotravel uma matéria sobre como a natureza tem impacto nos voos, citando vulcões, raios, tempestades solares (…)
Read MoreE quem diria que o pânico de voar teria como vítima o próprio rivotravel, site que nasceu, entre outros motivos, como forma de expurgar os meus (e seus) fantasmas em relação ao medo de avião? Explico: estava prevista para agora o início da segunda fase deste projeto, que traria mais conteúdo em vídeo (…)
Read MorePara tudo! Parem as máquinas! Estou eu aqui, bem calmo, olhando a vida alheia no Facebook neste fim de noite quando me pula essa notícia: mudança climática vai elevar em 150% turbulência grave em avião, diz estudo. Oh, meu Deus do céu (literalmente) Bem, o primeiro passo que dei foi checar a fonte (…)
Read MoreMeu fascínio com aviões existe desde que sou criancinha. E, com ele, veio meu interesse por acidentes aéreos. Lembro como se fosse hoje, eu lendo a enorme matéria (bem ilustrada com fotos, para meu prazer) que a revista Veja fez na época do acidente da Varig (…)
Read MoreO medo de voar e as lembranças da infância se misturam dentro do representante comercial paulista Menotti Santana Silva Filho, 40 anos. Ele tinha oito anos quando voou pela primeira vez: morava no Rio de Janeiro e embarcou com a família em um voo para São Paulo. Como muitas crianças, estava com muita (…)
Read MoreMuita gente deve achar que avião com religiosos não cai — já até confessei aqui no rivotravel que fico um pouco mais tranquilo quando vejo que tem algum no mesmo voo que eu. Não sei de estatísticas de acidentes contendo figuras assim, mas que (…)
Read MoreDesde que eu comecei a ter medo (medo? pânico! gastura! vou morrer agora!!!), já cai na besteira, algumas vezes, de voar sem tomar remédio. Os cenários para tal bizarra situação são três. O primeiro é o de “ah, dessa vez eu vou conseguir viajar sem sofrer, vou ficar em paz” — aham, Cláudia, senta lá e (…)
Read MoreNa minha volta da mais recente viagem à Itália, o voo calhou de ser bem no dia de meu aniversário. Tentei fazer o truque da galinha morta — ou seja, lançar a informação como quem não quer nada — no check-in da TAP Portugal, e tentar um upgrade. Rolou nada, gastei meu belo sorriso à toa. Mas pelo menos as comissárias (…)
Read MoreNo começo de meu pânico de voar, quando nem eu mesmo entendia muito bem o que estava acontecendo comigo (um cara que ama aviação com medo de voar? Como assim?) as coisas eram bem piores na minha vida de viajante, por motivos de trabalho ou férias. Mas depois que eu (…)
Read MoreTodo voo é a mesma coisa. Em alguma hora, o pensamento chega: e se daqui a um segundo esse avião explodir? Ou por algum motivo simplesmente sair do controle dos pilotos e começar a rodar em parafuso, rumo ao solo? Vou apagar em um segundo e ter uma morte indolor (…)
Read More