Hoje iniciamos uma nova série do Rivotravel — a de entrevistas com um panicado. Assim que lançamos o site, começamos a receber um monte de relatos de pessoas que também amam viajar, mas sofrem com o medo de avião. Isso tem sido, para mim, quase um tratamento terapêutico, perceber que não estou sozinho (…)
Read MoreOs artistas, há milênios, usam os medos e anseios de seus tempos em suas criações — e com o pânico de voar não seria diferente. O avião, desde seu advento no final do século XIX, vem tirando o sono de muita gente e inspirando os mais criativos. A cultura pop sabe explorar bem o assunto: são muitos os (…)
Read MoreEu, em um voo de X para Y (e quem se lembra a rota?). Entro cambaleando, quase me arrastando pelas paredes do finger, aquela ponte sanfonada que liga o terminal ao avião. Por um milagre de Santos Dumont (Santo mesmo!) consigo achar minha poltrona. A aeromoça, percebendo o estado decrépito da criatura, se aproxima (…)
Read MoreQuando estou voando, basta uma pequena turbulência para despertar minhas dúvidas: “se o avião cair, estou sentado em um bom lugar?”. Aliás, dá para falar em bom lugar quando o assunto é acidente aéreo? Sim. Dá, sim. Em 2007, a centenária revista norte-americana sobre ciência (…)
Read MoreSei que tenho uma tendência ao humor ácido, mas o assunto é sério, afinal, mexe com uma tragédia. Sempre que vou pousar em aeroportos com pistas curtas, como o de Congonhas (SP), penso logo no acidente com o avião da TAM — o voo 3054, em 2007 — que matou 199 pessoas ao não conseguir parar na hora do pouso, se chocando (…)
Read MoreTá pensando que ter medo de voar é coisa de mero mortais — que justamente se pelam com o terror de…morrer? Pois centenas de celebridades imortalizadas pela fama também tem suas horas de pânico. A lista é longa, e inclui as divas pop Britney Spears e Miley Cyrus, o diretor Wes Anderson e o ator Colin (…)
Read MoreEstava eu num avião, pousando em Salvador, vindo Deus lembra de onde, e eis que o piloto anuncia “Bem-vindos ao aeroporto internacional deputado Luiz Eduardo Magalhães”. Eu, lhoko on pills, resolvo gritar o antigo nome do aeroporto que tanto orgulha os baianos: "É DOIS DE JULHO!" Tive zero de adesão entre meus (...)
Read MoreFritação. As mãos suam. As luzes da avenida passam depressa pelo meu rosto como num clichê de filme. Já estou no saguão. Como tirei as malas do carro? Como o cartão de embarque veio parar em minhas mãos? Oi, seu guarda, é pra você que mostro o passaporte? Pro senhor, desculpa. Pro senhor. Já estão chamando (…)
Read MoreSó de pensar em escrever sobre meu medo de voar já me dá pânico. Já preciso de uma pausa para um cigarro calmante. Cigarro fumado, vamos lá. Meu pânico teve data e hora de começo. Ok, não lembro a data e a hora, mas foi lá para meados de 2010. Estávamos eu, meu pai e minha mãe em Erchie, uma cidade minúscula na (…)
Read More