Belos e novos aeroportos que fazem a alegria dos amantes da aviação #03

Mais um ano vai, outro ano vem, e é hora de relembrar os belos aeroportos ou terminais que foram inaugurados em 2024. É um giro pelo mundo, bem do jeito que eu gosto. Não sei vocês, mas eu adoro um aeroporto bonito, pensado para facilitar a vida dos passageiros — sobretudo os que sofrem de medo de voar. Um lugar agradável, limpo e funcional. Então pega a mochila e vem comigo que vamos começar por um país que morro de vontade de conhecer.

  1. AEROPORTO DE NUUK (GROENLÂNDIA)

 

Gosto dessa pegada meio minimalista, meio brutalismo. E essa faixa laranja cria um belo contraste com a neve. Deve ser fácil achar o terminal groenlandês no meio de uma nevasca. Ninguém se perde

 
 

Menos é mais, disse uma vez o arquiteto Mies van der Rohe. Acho interessante esse interior austero, sem muita informação e poluição visual

 

E abrimos os trabalhos com um terminal cheirando a novo, pois foi inaugurado em 28 de novembro, na Groenlândia. Na verdade lá não é uma nação, como eu disse na introdução dessa matéria, e sim um território autônomo ligado à Dinamarca. O aeroporto da capital da ilha, Nuuk, já existia, mas contava com uma pequena pista. Agora, a nova (e maior) tem 2.200 metros, capaz de receber aviões maiores e com mais passageiros, como o a330-800neo, recém adquirido pela companhia local, a Air Greenland. Também foi inaugurado um novo terminal, que segue a linha minimalista do design e arquitetura nórdica. A ilha toda tem cerca de 56 mil habitantes e recebe impressionantes 130 mil visitantes por ano, mais que o dobro do número de pessoas que por lá vivem. Antes, quem quisesse ir para a capital (com apenas 18 mil habitantes) precisava antes pegar um voo para Kangerlussuaq, uma ex-base militar americana da Segunda Guerra Mundial situada 320 quilômetros mais ao norte, e depois pegar um avião menor para Nuuk. A tendência é que o fluxo de turistas aumente ainda mais. Para julho, a United Airlines já anunciou um voo que ligará Newark (perto de Nova York) à principal cidade da ilha. Outros dois aeroportos devem ser inaugurados até 2026, como os de lulissat, no norte; e Qaqortoq, no sul. É um importante passo para os deslocamentos dentro da Groenlândia, que conta com apenas 90 quilômetros de rodovias pavimentadas e depende do transporte aéreo e marítimo para a ligação entre os centros urbanos.

2. AEROPORTO INTERNACIONAL DE PORTLAND (EUA)

 

Que beleza! Finalmente os EUA estão dando a devida importância à arquitetura dos aeroportos. Até me imagino me arrastando por esse belo saguão em Portland

 
 

Madeira e vidro criam um belo efeito, não?

 

O principal aeroporto do estado no Oregon, na costa estadunidense, ganhou um novo terminal em agosto deste ano, que conta com muita madeira e vegetação em áreas internas (inclusive muitas árvores), luz natural e um sistema anti-terremotos — vale lembrar que o Oregon está situado ao norte da Califórnia, em uma área de risco de abalos sísmicos. Digam se já não dá uma acalmada só de olhar para essas lindas fotos? Os EUA não são famosos entre os passageiros por possuir belos aeroportos (tem cada um mais trash que o outro), mas esse agora chama a atenção, de um modo positivo. Foram cerca de três anos de obras para renovar o aeroporto de Portland, que era um amontoado de estruturas antigas inauguradas em diversas décadas ao longo do século 20 e que não ofereciam conforto e segurança a quem transitava por lá, sobretudo com as novas normas pós 11 de setembro. Eu achei belíssimo.

3. AEROPORTO INTERNACIONAL PRINCESA JULIANA (SINT MAARTEN)

 

Olha, suei para achar uma foto do novo aeroporto de Sint Maarten. Essa também é no estilo “menos é mais”. Gosto bastante

 

A pequena ilha caribenha, um país que faz parte do Reino dos Países Baixos, ganhou nova estrutura aeroportuária no dia 14 de novembro, com inauguração que contou com a presença da princesa neerlandesa Beatrix. O aeroporto foi severamente atingido em 2017 pelo furacão Irma e estava em reforma desde então. Inclusive já fizemos matéria sobre o Princesa Juliana para o rivotravel e que pode ser lida aqui. É um paraíso para quem curte aviões, com uma praia bem em uma das pontas da pista de pouso e decolagens, proporcionando uma vista bem de perto das aeronaves. Em janeiro já tinha sido inaugurado um novo e amplo terminal de check-in com várias posições para autoatendimento, nas quais os próprios passageiros fazem os procedimentos de emissão de cartão de embarque, controle de documentos e despacho de bagagens (ver foto). Facilitando a vida das pessoas ou tirando empregos? Fica o questionamento. Voltando ao assunto, a reinauguração das demais áreas em novembro marcou também os 80 anos da história da aviação no país insular. O primeiro-ministro Luc Mercelina também enfatizou o espírito de Sint Maarten na cerimônia. “Através da resiliência, da dedicação e do trabalho árduo, transformamos a visão em realidade. Esta conquista é uma prova do espírito de Sint Maarten – uma nação que supera os desafios e busca a grandeza”.

4. AEROPORTO NIKOLA TESLA, EM BELGRADO (SÉRVIA)

 

Pode não ser o mais belos dos belos, mas essa fachada me remeteu ao estilo geométrico de certas roupas eslavas. Será que essa foi a referência para o aeroporto de Belgrado?

 
 

Doze novas pontes de embarque, pois nada pior que o fatídico ônibus que leva até a escadinha da aeronave, né?

 

O aeroporto da capital sérvia ganhou neste ano uma extensão de um dos terminais, com um acréscimo de 42 mil metros quadrados e 12 pontes de embarque e desembarque de passageiros e cinco posições remotas (acesso com ônibus), além de mais 29 balcões de check-in. O Nikola Tesla também ganhou uma nova pista de decolagem com extensão de 3.500 metros. A estrutura de estacionamentos e acesso de veículos particulares, taxis e carros de aplicativos também foi replanejada, além de um novo sistema de reaproveitamento das águas das chuvas e geração de energia por meio da luz solar, para suprir as necessidades do terminal. A ampliação já era bastante aguardada pelos usuários locais, pois de 2018 para cá o fluxo de passageiros cresceu impressionantes 42%.

5. AEROPORTO INTERNACIONAL DE JAIPUR (ÍNDIA)

 

Adoro aeroportos que trazem elementos da cultura local, como o de Jaipur

 
 

Apenas maravilhosa essa reprodução da arquitetura da cidade

 
 

Elementos da cultura regional foram incorporados na arquitetura do novo prédio

 

Em outubro também foi a vez da cidade indiana de Jaipur ganhar um novo terminal, o T1, exclusivo para pousos e decolagens internacionais. E já começou com uma boa marca de sete voos para fora da Índia por dia (Muscat, Dubai, Kuala Lumpur, Abu Dhabi, Sharjah e Bangkok). Segundo matéria do jornal Times of India, a indústria do turismo local está entusiasmada com a expectativa de novos voos para cidades como Londres, Singapura e Nova York. A arquitetura do terminal ressalta aspectos culturais do estado do Rajastão, onde a cidade está localizada, no noroeste do país.


6. AEROPORTO INTERCONTINENTAL GEORGE BUSH, EM HOUSTON (EUA)

 

Dez! Dez! Dez! Esse elemento vazado no teto me conquistou! Que reviravolta, hein, EUA?

 
 

Odeio borboletas, mas o efeito desse painel no telhado projetando as sombras no chão eu confesso que gostei

 
 

Que clean. Me sinto em um escritório chique. Um pouco impessoal? Talvez. Mas parecem confortáveis

 

É luz natural que você quer? É luz natural que vai ter. A extensão do Terminal D do movimentado aeroporto intercontinental de Houston, nos EUA, inaugurada também em outubro (gente, quantos aniversariantes no mês) tem o recurso natural em abundância. Achei lindo esse detalhe no teto (ver foto), parece um grande cobogó, elemento típico da arquitetura brasileira e que facilita a iluminação e ventilação das construções. Destaque também para as sobriedade dos materiais das cadeiras de espera, em preto, cinza e couro marrom, com um belo painel mostrando uma paisagem outonal atrás. Aliás, arte é o que não falta na extensão recém inaugurada. A administração chamou várias artistas para trabalharem em doze obras espalhadas pelos corredores, como essa da foto, com borboletas como tema — bem, pra mim é o terror, tenho pavor desses insetos alados. São mais seis pontes de embarque para grandes aviões — ou dez para aviões menores. Outras extensões devem ser entregues no futuro, em um projeto de US$1,458 bilhão no total. As obras inauguradas em outubro começaram em 2019 e incluiram a demolição de um terminal que já existia no local. Achei lindo. Menos as borboletas.

Quer ver mais belos, porém já não tão novos aeroportos? Clique aqui para ver a edição do ano passado desta matéria!

AviaçãorivotravelComment