Belos e novos aeroportos que fazem a alegria dos amantes da aviação #02
São 3h da manhã de um domingo de verão em Salvador. Meu juízo já fritou, talvez fruto da alta temperatura por aqui. Então, sem mais delongas, vamos conhecer alguns belos aeroportos que foram inaugurados nos últimos meses? Dessa vez são apenas cinco, pois muitas obras atrasaram, até mesmo por conta da pandemia. Outros, como o terminal 4-5 do internacional de Los Angeles (LAX) tem fotos de divulgação tão feia que nem quis incluir aqui.
Começamos com um recém-saído do forno!
Aeroporto internacional Kempegowda em Bangalore (India)
O terminal 2 do Aeroporto internacional Kempegowda, na cidade indiana de Bangalore, teve seu primeiro voo efetuado no dia 15 de janeiro. E assim como o novo aeroporto da Cidade do Mexico (que já foi citado em uma matéria desta série), a honra da primeira operação por lá coube à fabricante de aviões brasileira Embraer. O Embraer ERJ145 da Star Air decolou para um voo domestico, com destino a Kalaburagi. A inauguração no dia 15 foi da primeira fase da expansão do aeroporto, e prevê a movimentação de 25 milhões de passageiros por ano — esse número deve pular para 45 milhões quando a segunda fase for entregue. Também está prevista uma segunda pista de pousos e decolagens. O projeto incluiu muitos elementos da cultura local nas paredes e tetos do Kempegowda. A prefeitura da cidade também está construindo ao redor do aeroporto diversas estruturas, como uma área para espetáculos, compras, entretenimento e negócios e um hotel com 775 quartos, alem de conexão com o metrô para o centro de Bangalore. O paisagismo também promete encher os olhos de quem passar por lá no futuro.
2. Aeroporto Newark, em Nova Jersey (EUA)
Depois de sofrer um atraso de um mês (por problemas com alarmes de incêndio e sistemas de segurança), finalmente foi inaugurado no dia 12 de janeiro o novíssimo Terminal A do aeroporto de Newark, em Nova Jersey, cidade vizinha a Nova York (e ponto de chegada e partida de visitantes da megalópole americana). O espaço fez uma verdadeira revolução nos serviços oferecidos e na decoração — o antigo terminal, agora desativado, era dos anos 1970. Agora, Newark conta com mais 21 pontes de embarque para os aviões, facilitando a vida nos embarques e desembarques, além de 60 restaurantes e lojas (está prevista ainda uma segunda fase, com mais 12 pontes de embarque). Artistas foram convidados para expor seus trabalhos nos saguões, dando mais vida aos corredores, que muitas vezes parecem inóspitos. As obras entregues no dia 12 custaram nada menos que 2,7 bilhões de dólares, o equivalente a 13,75 bilhões de reais na conversão atual. Foi dada especial atenção às vias de acesso ao local e às calçadas do lado externo do prédio. Mais largas, foram projetadas para permitir melhor fluidez e acessibilidade. Também foi inaugurado um novo prédio garagem, inclusive com vagas com pontos para carga de carros elétricos.
3. Aeroporto Internacional Manohar, em Mopa, Goa (Índia)
Estão reconhecendo algo na decoração do novo aeroporto de Goa, na Índia? “Viva o Carnaval”? Reprodução de casas coloridas no estilo português, tal qual o Pelourinho, em Salvador (Bahia)? Paredes com azulejos na melhor tradição lusitana? Pois não estamos vendo fotos do aeroporto da capital baiana, não. Goa, o menor estado indiano, esteve sob domínio de Portugal por mais de 400 anos — os colonizadores só saíram de lá em 1961. Até hoje é possível ouvir pessoas falando português em Goa. O novo aeroporto foi inaugurado na primeira semana do ano, em 5 de janeiro. O primeiro voo foi da IndiGo, com destino a Nova Delhi. Segundo relatos de viajantes que já passaram por lá, as acomodações são bem melhores que o antigo aeroporto local, em Dabolim (tido como caótico e apertado). Dabolim continuará operando para 15 destinos nacionais e seis internacionais. Com a chegada de Copa, esses números saltam para 35 e 18, respectivamente. O novo aeroporto, ao contrário do antigo, também contra com estacionamento noturno, além de um terminal específico para cargas, que deve beneficiar diversos setores, como a exportação de frutas e fármacos. Mopa está localizado em Pernem Taluka, 35 quilômetros ao norte de Panaji, a capital de Goa, e conta com captação da luz solar para geração de energia e coleta da água das chuvas. Desde 2014, o número de aeroportos dobrou na Índia, passando de 74 para 140. O número deve chegar a 220 em 2028.
4. Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá (Panamá)
O novo terminal 2 é o mais “antigo” da lista, inaugurado em junho do ano passado. Mas merece destaque pois Tocumen é bem conhecido de muitos viajantes brasileiros. A Copa Airlines, principal companhia panamenha, usa Tocumen como seu hub, ou seja, ponto de distribuição de voos, tendo uma grande capilaridades de destinos nas Américas do Sul, Central (incluindo inúmeras ilhas do Caribe) e do Norte. Antes da pandemia, até para Salvador ela vinha. Mas de 2020 para cá ela cancelou muitos voos, que estão sendo retomados aos poucos. Conto isso pois falar de Tocumen sem falar da Copa é falar de Natal sem citar Papal Noel. O novo terminal foi construído antes da crise sanitária global, mas por conta dela só foi inaugurado em 2022. São 20 novas pontes de embarque, além de oito posições remotas (quando o avião para longe e os embarques e desembarques são feitos usando ônibus). O terminal 1 continua operando, com suas 34 pontes de embarque e quatro remotas. A previsão é que ambos operem com até 25 milhões de passageiros por ano. O custo da ampliação foi de 917 milhões de dólares, ou 4,6 bilhões de reais e incluir ainda uma estação de metrô. O novo terminal chama a atenção pelo seu pé direito alto, que chega a 30 metros de altura, equivalente a um prédio de 10 andares, com amplas janelas de vidro do chão ao teto, aproveitando assim a iluminação natural da capital panamenha. Dica consumista: quem já passou por lá diz que os preços de produtos do free shop são bons, melhores que similares espalhados pelo mundo.
5. Aeroporto de Haneda, em Tóquio (Japão)
Esse está para ser aberto no dia 31 de janeiro (pelo menos assim dizem os sites japoneses, mas… nunca se sabe). O Haneda Airport Garden, ou Jardim do aeroporto de Haneda, em Tóquio, será um oásis de luxo e paz (para quem puder pagar) em meio ao caos da maior aglomeração urbana do mundo. O espaço terá ligação direta com o terminal internacional e funcionará 24 horas sem interrupção, com áreas para grandes eventos, dois hotéis, totalizando nada menos que 1.717 quartos (inclusive alguns no estilo japonês com tatame), um completo spa no rooftop (palavra chique para dizer telhado com uma bela vista, inclusive do monte Fuji em dias de céu aberto), um complexo termal com águas quentes naturais, um terminal de ônibus para tour por pontos turísticos e cidades ao redor, além de mais de 90 lojas comerciais e restaurantes. Haneda atualmente ocupa a segunda posição entre os melhores aeroporto do mundo pelo prestigiado ranking Skytrax. Será que com esse upgrade ele rouba a medalha de ouro do Hamad, em Doha, no Catar? Também está sendo construído o Haneda Innovation Center, um enorme polo tecnológico e cultural anexo ao aeroporto, que serviria para atrais ideias inovadoras da indústria japonesa.
Quer ver mais belos, porém já não tão novos aeroportos? Clique aqui para ver a edição do ano passado desta matéria!