Sete aeroportos e companhias aéreas que se renderam à magia do Natal
Você pode até não gostar (eu mesmo não sou tão fã assim), mas uma coisa é preciso admitir: o espírito natalino está no ar (belo trocadilho, hein?). E claro que os aeroportos e companhias aéreas não poderiam ficar de fora, não é mesmo? Fiz um apanhado de exemplos pelo mundo, cada um mais belo e criativo que o outro, mas encontrei poucos aeroportos brasileiros para a lista. Fica a dica: uma decoração festiva e atividades para todas as idades podem transformar esse verdadeiro caos que é viajar de avião no Natal em um desafio menos penoso. E certamente menos panicado.
1. Aeroporto de Munique (Alemanha)
A Alemanha tem uma grande tradição dos mercados de Natal, quando as praças e ruas das cidades daquele país se enchem de barraquinhas vendendo produtos natalinos, de enfeites a comidas e bebidas típicas, como vinho quente, amêndoas doces tostadas, pão de gengibre e, claro, salsichões, um sucesso o ano todo. O aeroporto de Munique há mais de duas décadas celebra o mês de dezembro. Em 2019, a feira conta com uma árvore de Natal de 15 metros de altura, DJ’s, bandas ao vivo e até uma pista de patinação no gelo. Tudo para encantar crianças e adultos.
2. Aeroporto de Heathrow (Inglaterra)
Heathrow, o maior aeroporto da capital inglesa e um dos mais movimentados do mundo, também preparou surpresas. Só de árvores enfeitadas são setenta, espalhadas pelos cinco terminais. Funcionários circulam empurrando os tradicionais carrinhos de malas, só que dessa vez repletos de atividade para entreter os pequenos passageiros. Há também um Papai Noel e elfos andando pelos corredores. E o que é mais natalino que um coral? Pois lá tem. Os frequentadores de Heathrow também podem assistir a um filme em 360 graus mostrando o que acontece no subsolo do aeroporto, longe dos olhares de todas e todos: cenas de uma fábrica de brinquedos, elfos embrulhando presentes e respondendo cartinhas para o bom velhinho. A ideia é que Papai Noel aproveita os inúmeros voos que saem do enorme aeroporto para poder entregar todos os pacotes.
Mas nem tudo é alegria. Nos últimos três anos quem encantou moradores e turistas foram dois personagens: o casal de ursinhos Edward e Dóris. Em 2019, a administração de Heathrow anunciou que não faria um novo vídeo, pegando todos e todas de surpresa (eles disseram apenas que os ursinhos precisavam de um descanso rs). Deixo aqui embaixo o de 2017, que eu achei muito fofo.
3. Aeroporto de changi (singapura)
Claro que Changi, escolhido como o melhor aeroporto do mundo pelo sétimo ano consecutivo, não ia fazer feio. O destaque da decoração está na Jewel (Joia, em português), um enorme complexo de lojas, restaurantes e muito verde inaugurado agora em 2019. O tema de toda a decoração é Frozen, para o delírio dos pequenos, que costumam amar essa franquia de filme da Disney — o lançamento da continuação, no Brasil, está prevista para 2 de janeiro de 2020. Neve “caindo do céu”, passeio de ski, túnel com folhas secas típicas de clima temperado, show de luzes e, claro, muita bebida e comida. A impressionante queda-d’água central, símbolo da Jewel, recebe projeções de imagens natalinas, como flocos de neve — mas a decoração e atrações especiais estão espalhadas por todos os terminais.
4. AEROPORTO DE CONGONHAS (SÃO PAULO)
Os aeroportos brasileiros são menos apegados à data — e temos de admitir, essa é uma festa importada do exterior. Por aqui, quem fez uma interessante ação foi a LATAM, em Congonhas (São Paulo). Um boneco de cinco metros de altura se apresentava com um cartão de embarque escrito “comandante Noel”. Além disso, foi instalado no chão um teclado gigante, desses que a gente pisa nas teclas para a produção de sons. Quem viu o filme clássico dos anos 1980 Quero Ser Grande, com Tom Hanks, sabe do que estou falando.
5. Aeroporto de vilnius (lituânia)
Essa árvore certamente ganha no quesito criatividade, além de ter um toque assustador que eu amo. Chegamos até a postar em nossa conta no instagram — aliás, você já nos segue lá? Os funcionários do aeroporto de Vilnius, na Lituânia, resolveram montar o tradicional símbolo de Natal usando objetos apreendidos no raio-x, como tesouras, lâminas, estiletes, facas e isqueiros. Segundo a administração do aeroporto, a árvore também cumpre o papel de lembrar as passageiras e passageiros sobre a proibição de portar tais itens na bagagem de mão. Vale ressaltar que nem mesmo armas de brinquedo são permitidas (essa eu não sabia). Algumas crianças certamente ficaram sem as suas, mas acabaram contribuindo para decorar a curiosa árvore.
6. AEROPORTO DE CHICAGO
Aeroporto de Chicago? Natal? Esqueceram de mim, é claro! Um fantástico filme natalino, com muita correria pelos corredores do lotado aeroporto O’Hare, que serve a cidade americana. Nada mais falarei sobre o roteiro pois sou contra spoiler. Aliás, será que tem alguém que não viu essa maravilhosa obra? Voltando ao assunto da matéria, esse ano a decoração mirou no clássico. Um tanto quanto monótona, é verdade, apostando em formas e cores tradicionais —vermelho e verde. Mas não importa, é o aeroporto de um dos filmes mais amados já feitos tendo o Natal como pano de fundo (pelo menos é uma memória afetiva que tenho).
7. Emirates
As companhias aéreas também comemoram a data. E em termos de oferecer uma boa experiência acho que ninguém bate a Emirates. Em alguns voos, a companhia está servindo um menu especial natalino, mesmo para a classe econômica, que tem peru assado com molho de crandberry (em português o nome é oxicoco, mas acho que a versão em inglês é mais popular). A musse de sobremesa conta com decoração que remete à data. E, para celebrar, garrafas — pequenas e individuais, é claro — do chique champanhe Moët & Chandon. O menu infantil inclui mais doces, como os tradicionais biscoitos em forma de boneco de neve, além de brinquedinhos. Para completar, a Emirates caprichou na seleção audiovisual (que já enorme), incluindo, agora em dezembro, filmes de várias épocas e que nos remetem ao Natal, como Um Duende em Nova York, a animação O Expresso Polar e também A Felicidade Não se Compra (um grande clássico natalino do cinema, inclusive com cinco indicações ao Oscar em 1947).
Olha, voar em uma das melhores companhias do mundo, comendo peru com molho de cranberry, bebendo champanhe francês e vendo filmes temáticos: será que dá tempo de conseguir um financiamento no banco e me mandar pra Dubai? Mas seja pela Emirates ou qualquer outra companhia aérea, se você for viajar, não se esqueça de botar na mala uma boa dose de paciência para enfrentar aeroportos lotados. Pense no espírito nataliano de paz e amor ao próximo. Todo mundo quer chegar ao seu destino, então não custa nada fazer da viagem um Natal antecipado, distribuindo sorrisos e gentileza a quem está ao seu lado, seja passageiro ou funcionário. Mais do que decorações, presentes ou ceia especial, o que conta mesmo é a amorosidade. Feliz Natal, panicadas e panicados de meu coração.