Halloween: as bruxas andam de avião e assombram aeroportos?
Com a proximidade do Dia das Bruxas, pensei em fazer uma pauta para o site sobre como aeroportos e empresas aéreas comemoram a data. Mas tudo que encontrei de legal era de anos passados. Nada de interessante em 2024. Foi aí que tive a ideia de mudar o rumo da vassoura e apontar para aeroportos assombrados. Fui pesquisar e não é que eles existem? Eu sou cético, mas adepto da famosa frase “não creio nas bruxas, mas que elas existem, ah, elas existem”. Então vamos lá!
1. AEROPORTO INTERNACIONAL DANIEL K. INOUYE, EM HONOLULU (EUA)
Reza a lenda que o aeroporto de Honolulu, no Havaí (EUA), é assombrado por uma mulher loira e de vestido branco. Quem trabalha por lá apelidou a figura de “dama da espera” porque as pessoas no aeroporto relatam vê-la olhando para a pista, esperando por alguém. O povo é inventivo mesmo, pois ela tem até história pregressa. Dizem que ela se apaixonou por um homem que prometeu se casar com ela, mas nunca mais voltou (safado ele). Ela ficou tão perturbada que se matou. Agora ela assombra o aeroporto, esperando a chegada do amado (socorro!). Já houve relatos de papel higiênico se desenrolando sozinhos e assentos sanitários batendo nos banheiros. Será que ela tem dor de barriga de ansiedade? Medo.
2. AEROPORTO INTERNACIONAL SUVARNABHUMI, EM BANGKOK (TAILÂNDIA)
O maior aeroporto tailandês e um dos mais movimentados da Ásia também guarda seus mistérios misteriosos. Segundo o jornal inglês The Mirror, os terminais, inaugurados em 2006, foram construídos sobre um antigo cemitério em um lugar pantanoso. Gente, por mim para por aqui, né? Ossadas em um terreno alagadiço formam o cenário perfeito pra um filme de terror. Mas o roteiro segue. Aparentemente os espíritos dos corpos que ali foram enterrados ainda circulam por lá (pudera, né… vão circular por onde?). O resultado dessa “andança” — ou “flutuança” (essa palavra nem deve existir, mas serve) — é uma série de ruídos inexplicáveis e figuras sombrias avistadas pelos funcionários do aeroporto. A má fama do Suvarnabhumi foi tão grande que monges budistas tailandeses já realizaram uma espécie de ritual de exorcismo. Resolveu? Não sabemos. O que foi reportado é que no final da cerimônia, um carregador de bagagem afirmou ter sido possuído pelo guardião do cemitério. Descrito como velho e enfermo, Poo Ming disse que não sairia do aeroporto e ainda falou com algumas pessoas chocadas que estavam por perto.
3. AEROPORTO INTERNACIONAL DE DENVER (EUA)
O sexto aeroporto mais movimentado do mundo não escapa da lista de assombração. Pra começar, temos uma grande escultura de um cavalo azul com olhos vermelhos que acendem (tá possuído, amado?). O nome oficial da belezura com ares satânicos é Blue Mustang, mas foi prontamente apelidado pela população da cidade de Blucifer, uma fusão de Blue (azul, em inglês) com Lúcifer (o tinhoso, o sete peles, ele mesmo). Não bastasse o cavalo encapetado ser assustador o suficiente (veja foto abaixo), há ainda uma trágica história por trás dele. O escultor Luis Jiménez, autor da obra, morreu em seu estúdio enquanto trabalhava no cavalo, pois uma parte do Blue Mustang/ Blucifer simplesmente caiu sobre ele. Jiménez sangrou até a morte em seu ateliê. Para completar, o aeroporto de Denver ainda conta com várias gárgulas, aquelas famosas figuras de igrejas medievais e que povoaram o imaginário popular como sendo ligadas ao mal. As estátuas sinistras, garantem os administradores do espaço, estão lá para oferecer proteção aos usuários. Mas as bizarrices não terminam por aí. A construção do aeroporto, inaugurado em 1995, teria sido feita sobre terras sagradas de povos nativos americanos — artefatos foram encontrados durante as obras. Vai mexer com solo sagrado dos outros pra você ver uma coisa! Pra terminar, temos também por lá uma série de murais que, segundo a administração, “contam uma história que leva à paz mundial”. Mas até chegar a esse pacífico final há muito coisa sombria, como armas, crianças chorando e em sofrimento, soldados mortos e esqueletos (veja também fotos abaixo). Nada leve para um lugar por si só já inspira tanto medo nos panicados, não é mesmo? Tudo isso leva os amantes da aviação a considerar o aeroporto internacional de Denver como um lugar bem assustador. Não é pra menos!
(Nota do autor: enquanto escrevia sobre o mural, senti aquela sensação de estar sendo observado, mesmo estando sozinho em casa).
(Nota do autor em pânico: acabei de olhar novamente pra trás).
4. AEROPORTO DE MANCHESTER (INGLATERRA)
O terminal 3 do Aeroporto de Manchester, na Inglaterra, é um local conhecido pela sua atmosfera, digamos, bizarra. Os funcionários costumam relatar ocorrências bem estranhas, como portas batendo e vozes vindas sabe-se lá de onde, tornando os turnos noturnos bem desafiadores, para dizer o mínimo As histórias vão desde uma sensação generalizada de estar sendo observado (ai, socorro, tô dizendo!) até quedas abruptas de temperatura e aparições fantasmagóricas. Portas se fecham, luzes acendem e apagam. Os habitantes da cidade dizem que a maldição ocorre pois o terminal 3 foi construído onde antes era uma antiga base da RAF (Royal Air Force, a força aérea inglesa) na Segunda Guerra Mundial e muitos pilotos decolaram dali e morreram em ação. Há ainda um detalhe macabro: a pista do local foi palco de um trágico acidente em 1985, quando 55 passageiros morreram por inalação de fumaça tóxica em um Boeing 737 em chamas da British Airtours.
5. AEROPORTO INTERNACIONAL DE KEMPEGOWDA, EM BANGALORE (ÍNDIA)
Voltando para a Ásia (não prometi coesão geográfica), pousamos agora na Índia, mais precisamente em Bangalore. Quem circula por lá jura que o aeroporto é assombrado por uma mulher com um sári branco (sári é a tradicional vestimenta das mulheres indianas). A moça já teria sido visto não apenas pelos passageiros mas também por pilotos e funcionários. O encontro mais comentado envolveu um piloto que a viu na pista. Mas logo depois ela desapareceu. Sua forma etérea foi relatada em vários locais do aeroporto. Nem o estacionamento escapou! A pobre indiana sem corpo está arrastando o sári por tudo quanto é lugar do Kempegowda.
6. AEROPORTO INTERNACIONAL DE ISLAMABAD (PAQUISTÃO)
O aeroporto internacional de Islamabad foi inaugurado em 2018, mas, bem como o de Manchester, sua história está ligada a atividades militares. Muitos soldados morreram após passarem pelas antigas instalações, indo pro combate e pegando uma passagem só de ida. Entre as histórias do além estão relatos de passageiros que viram estranhas figuras em uniformes militares. Os visitantes alegam sentir uma “energia densa”, sobretudo depois de escurecer. Os funcionários também já experimentaram bizarras sensações como pressão no peito. Para piorar, a segurança das empresas aéreas paquistanesas não é das melhores. Só para se ter uma ideia, a principal companhia local, a PIA — Pakistan International Airlines — é banida de voar para países da Europa por não ser minimamente segura. A lista de acidentes aéreos do país, que é vizinho da Índia (será que a moça do sári dá umas voltas por lá também?) é extensa.
* * *
Olha, se voar já é um experimento estressante para mim, não quero nem imaginar como deve ser circular por um aeroporto assombrado. Sai pra lá!