Cidades em cena #04: Nova York
Quando sugeri ao editor do rivotravel fazer um Cidades em Cena sobre Nova York não imaginava o tamanho da empreitada que teria pela frente. Só o primeiro brainstorm trouxe uma quantidade absurda de filmes (e séries) ambientadas na metrópole americana! Mas segui adiante. Resolvi cortar bastante coisa, para não ficar uma matéria muito longa. Fui pelo coração, mantendo as produções que vi em algum momento da minha vida e que me marcaram. Busquei colocar produções de diversos gêneros e épocas, para traçar um amplo panorama. Obviamente, esta não é uma lista definitiva e nem abarca todos os tipos de produções audiovisuais ambientadas na “grande maçã”, como é chamada a cidade.
Para facilitar, coloquei também em quais serviços de streaming é possível ver a obra. As informações sobre como assistir eu tirei do site Just Watch, que é uma mão na roda, mas às vezes comete deslizes pontuais de fazer indicações erradas sobre os canais. A pesquisa foi feita em 11 de novembro de 2021.
Sex and the City
Yes! Sex and the City na área! Não poderia deixar essa série (e os dois filmes da franquia) de fora, ou melhor, não poderia deixa de usá-la para abrir essa lista. Eu amo SATC (abreviação do nome) e também os longas metragens, que são bem ruins. As seis temporadas foram ao ar entre 1998 a 2004 e mostram o dia a dia de quatro amigas super descoladas às voltas com carreira, família, relacionamentos, bebidas (ah, o famoso Cosmopolitan) e sexo, claro. De tão cultuada, a série tem tours especiais pela ilha de Manhattan passando pelas principais locações, com muitos restaurantes e bares da moda (ou que eram da moda na época). Só para citar alguns: Brasserie 8 (9 West 57th Street), Cipriani (376 West Broadway) e Buddakan (75 9th Avenue). E o retorno de SATC vem ai. And Just Like That… é uma temporada extra revival que acabou de ser gravada e que estreia na HBO Max em 9 de dezembro deste ano. Sem a personagem de Samantha (a atriz Kim Cattrall sempre bateu de frente com Sarah Jessica Parker, que vive a protagonista Carrie Bradshaw). Bem, na série e no filme não faltam lojas famosas de roupas, tudo nas áreas mais chiques da cidade. Afinal, Carrie é uma fashionista nata. O apartamento dela, por sinal, fica no West Village, em uma rua super arborizada. O charmoso prédio onde mora a jornalista é baixinho, desses em tons de marrom e com escadas na frente e que aparecem em vários filmes Já os tradicionais cafés da manhã que reuniam quase diariamente o quarteto se chama… Cafeteria! E fica na Sétima Avenida, número 119. Há cenas ainda gravadas no Brooklin (bairro escolhido por Miranda para morar) e na balsa que vai para Staten Island (com passagem gratuita), uma boa e barata opção para admirar a Estátua da Liberdade. Outra cena clássica foi rodada no Loeb Boathouse, às margens do lago do Central Park. E também na Magnolia Bakery (401, Bleecker street), com os apetitosos cupcakes. Quem quiser mais informações, é possível achar na internet o livro A Nova York de Sex and the City, de Tete Ribeiro.
Você pode assistir à série Sex and the City na HBO Max e NOW. O filme Sex and the City é exibido na HBO Max. Já o segundo passa no Telecine e na Globoplay. E And Just Like That… estreia na HBO Max no dia 9 de dezembro de 2021.
2. Friends
Não vou me ater muito a Friends pois ele foi basicamente todo rodado em Los Angeles, nos estúdios da Warner Brothers. A série, entretanto, deixou para o turismo de Nova York alguns pontos que são verdadeiras Mecas para os milhões de fãs. Um deles é o prédio por onde todo o famoso sexteto de amigos morou pelo menos uma vez ao longo da trama. Mas só a parte de fora é real (o interior foi recriado ma Califórnia). A construção fica na 90, Bedford Street. E não adianta procurar: o café Central Perk, ponto central da série, não existe. Mas a série retrata bem o cotidiano corrido e estressado de Manhattan — pelo menos essa foi a impressão que tive da cidade, onde time is (much) money. Rafael, coitado, foi brutalmente empurrado pois parou um segundo na entrada de uma estação de metrô e só não fez a Scarlett de …E o Vento Levou (ou seja, só não rolou escadas abaixo) por conta da Divina Providência.
Você pode assistir a Friends na HBO Max.
3. Pose
A série Pose é ambientada na Nova York dos anos 1980, quando a cidade tinha altos índices de criminalidade, as ruas eram sujas, a epidemia da Aids começava e… os bailes (balls) ferviam! A cultura do ball é típica dos EUA, do underground, da comunidade LGBTQIA+, com toda a força de resistência e empoderamento. As disputas com figurinos luxuosos são puro glamour e mostram o quão eclética e vanguardista Nova York pode ser. Pose tem muita representatividade, dança, moda e drama. Gays, travestis e transexuais são destaque no elenco (sim, os artistas escolhidos também pertencem a esse grupo), com direito a muitas mulheres trans nos créditos. O elenco é majoritariamente negro (vale lembrar que os balls em Nova York nasceram no bairro do Harlem, com grande predominância da comunidade afro-americana). Pose se inspirou no icônico documentário Paris is Burning. Hector Xtravaganza, figura forte da ball culture dos anos 1980, prestou consultoria aos roteiristas da série. Cenas foram gravadas em diversos pontos, como o Louis Valentino, Jr. Park and Pier, no Brooklin; no Roosevelt Hotel e no 21 Club (ambos em Manhattan), entre outras locações. E para quem não sabe, Madonna bebeu na fonte dos balls para criar a música Vogue, com os característicos movimentos de braços.
Você pode assistir a Pose na Netflix e no Star+.
4. ESQUECERAM DE MIM 2
Central Park, Hotel Plaza, Bethesda Fountain, Carnegie Hall, ponte Queensboro, Times Square, World Trade Center, Estátua da Liberdade, Rockefeller Plaza, rinque de patinação no gelo Wollman, aeroporto LaGuardia. A lista de atrações turísticas e locais famosos de Nova York é extensa nesse filme que, para mim, é puro deleite com sabor de infância. E um clássico filme natalino (aproveitando a proximidade com o fim do ano). Na trama, um ano depois que Kevin McCallister (Macaulay Culkin) foi deixado sozinho em casa e teve que derrotar dois ladrões atrapalhados, ele acidentalmente se vê sem a família em Nova York, com os mesmos criminosos na cola dele. Quem já viu o filme certamente se lembra da vida de rei, cercado de mimos, na suíte do luxuoso Plaza Hotel. Curiosidade: no Plaza, Kevin pergunta a um hóspede onde fica a recepção. E a pessoa que dá a informação é ninguém menos que o magnata e ex-presidente americano Donald Trump, um patrimônio da cidade (a depender de que lado o eleitor vota).
Você pode assistir a Esqueceram de Mim 2 no Disney+.
5. UMA NOITE NO MUSEU
Larry Daley (Ben Stiller) arranja um emprego como segurança noturno no Museu Americano de História Natural. Logo em seu primeiro turno, coisas estranhas começam a acontecer, como esqueletos de dinossauros e estátuas de cera que começam a ganhar vida. Em meio ao caos instalado, a única pessoa que pode ajudá-lo é a estátua de cera de Theodore Roosevelt (“vivida” pelo saudoso Robin Williams). A locação de encher os olhos já é um bom motivo para assistir ao filme. Quando estive em Nova York, em 2014, eu amei demais esse museu, que conta não apenas sobre a história dos povos dos cinco continentes mas também fala da flora e fauna, exibe coleções sobre os aspectos geológicos e evolutivos da Terra e explica sobre a formação do planeta (que é redondo por lá também). E há ainda os famosos ossos dos dinossauros, um deleite para todas as idades (e que em Uma Noite no Museu possuem papel importante). Se for lá, não deixe de ir no planetário.
Você pode assistir a Uma Noite no Museu no Disney+.
6. CLOVERFIELD
Um monstrão invade Nova York (tanto lugar no mundo para destruir, mas Hollywood sempre escolhe Nova York…). Correria, tiros e confusão. Tudo isso filmado no estilo “câmera na mão”. Poderia ser receita de fracasso, como tantos, mas Cloverfield é um ótimo entretenimento. Tem cenas nas ruas de Nova York e em estações de metrô da cidade. Outros pontos que aparecem no longa são a famosa loja de departamento Bloomingdale’s (que foi onde trabalhou, por sinal, a Rachel de Friends) e o parque de diversões de Coney Island, com seu charme decadente.
Você pode assistir a Cloverfield no Paramount+ e no OiPlay ou alugar online na Apple iTunes, Google Play e Microsoft Store.
7. UM DIA DE CHUVA EM NOVA YORK
Um Dia de Chuva em Nova York é a cara de seu diretor, Woody Allen. Diálogos afiados e certeiros, ansiedade e, é claro, sua cidade amada, que serviu de cenário para a trama e foi parar no título do filme. — depois de uma fase europeia com longas em Barcelona, Paris e Londres. No enredo, o personagem Gatsby é apaixonado por Nova York e decide passar um fim de semana na cidade ao lado de Ashleigh, sua namorada. Dias românticos sob o céu nublado? Talvez. Tem passeio de carruagem clichê? Tem encontro na chuva? Tem tudo isso. Mas vale a pena ver, mesmo para quem não é fã de filmes melosos (que no fundo nem é tanto o caso de Um Dia de Chuva em Nova York). Os sets de filmagens incluíram o luxuoso hotel The Pierre, o Central Park e o interessantíssimo Metropolitan Museum. O Met, como costuma ser chamado, é um dos mais visitados do mundo. Fundado em 1870, é proprietário de peças de arte das mais variadas épocas — eu e Rafael erramos no horário e tivemos que fazer uma corrida maluca para ver um pouco dele antes do fechamento ao público; a parte de arte medieval é maravilhosa. Muitas cenas de Um Dia de Chuva em Nova York foram rodadas no Upper West Side, distrito da ilha situado entre o Central Park e o rio Hudson. Uma área dos endinheirados, em bom português. Woody Allen adora uma riqueza em seus filmes. Aliás, entre as palavras que podem definir Manhattan estão “opulência” e “grandiosidade”.
Você pode assistir a Um Dia de Chuva em Nova York no Telecine ou alugar online no Google Play, Looke e Microsoft Store.
8. BIRDMAN
Em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) acompanhamos a jornada de Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que fez muito sucesso em Hollywood com um personagem de super-herói. Já um pouco decadente, ele tenta reinventar sua carreira com uma peça “séria” em Nova York, uma das mecas do teatro mundial. Uma das cenas mais famosas é quando Riggan se vê trancado para fora do teatro usando apenas cuecas, em plena Times Square, um dos pontos mais movimentados da cidade. Times Square é palco da famosa contagem de Ano Novo, tradição que começou em 1907, e que deve seu nome ao importante jornal The New York Times, que tinha sede por lá bem no começo do século 20. As cenas de Birdman foram gravadas no St. James Theatre (246 West 44th Street). E a locação foi bem aproveitada! Sala de trocas de roupas, lobby, espaço para a orquestra e palco aparecem no filme, que é quase todo filmado em cenas internas.
Você pode assistir a Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) no Amazon Prime Video, Globoplay e Star+.
9. AMOR, SUBLIME AMOR
O clássico filme musical Amor, Sublime Amor (conhecido por muitos por seu nome no original, West Side Story) estreou no cinema em 25 de dezembro de 1961, há sessenta anos. O longa mostra a realidade daquela época da zona oeste de Manhattan, onde moravam os porto-riquenhos e a comunidade de origem anglo-saxônica. Duas gangues disputam a área, seguindo um código próprio de honra. E claro que um amor proibido vai surgir entre Tony e Maria, de lados diferentes. A inspiração em Romeu e Julieta, de Shakespeare, é clara. Bom filme para ver como era a cidade no início dos anos 1960. O diretor usou muitas cenas de ruas, como na 110th Street e na West 68th Street. Também há uma cena de dança na igreja de São Paulo o Apóstolo, na Columbus Avenue. Uma parte de West Side Story também foi rodada em estúdio, em…West Hollywood. Amor, Sublime Amor ganhou remake lançado neste ano.
Você pode assistir a Amor, Sublime Amor (West Side Story) no Telecine e no OiPlay ou alugar online na Apple iTunes e no Google Play.
10. NOVA YORK, EU TE AMO
Nova York, Eu te Amo é, na verdade, uma junção de onze curtas metragens (ou seja, tem locações por toda a cidade, para todos os gostos). O elenco é estrelar e conta com Bradley Cooper, Natalie Portman, Shia LeBeouf, Orlando Bloom, Chris Cooper, Andy Garcia, Ethan Hawke, dentro outos astros e estrelas. Nova York, Eu te Amo tem história com batedores de carteira em Chinatown; uma das regiões com maior concentração de chineses fora de seu país natal; tem roteiro sobre a (enorme) comunidade judaica no Diamond district, entre a Quinta e a Sexta Avenidas; tem trama de um sedutor escritor no SoHo, bairro cheio de artistas e seus descolados lofts. Tem de tudo um pouco, bem no estilo mosaico da diversidade típico da cidade.
Você pode assistir a Nova York, Eu Te Amo no Looke e no Amazon Prime Video.
11. KING KONG
Falar de King Kong é falar de vários filmes. Vamos nos centrar aqui em dois deles. O mais famoso é, claro, aquele de 1933, em preto e branco, no qual o enorme macaco escala o emblemático prédio Empire State com a mocinha Ann Darrow (vivida por Fay Wray) em uma das mãos (mãos? patas?). O outro filme (que eu amo) é o de 2005, com Naomi Watts fazendo o papel de Ann. E sendo levada para o topo do Empire State pelo enorme animal — é claro que os produtores não iam deixar essa emblemática cena de fora do remake. A trama é simples: uma equipe de filmagem vai a uma misteriosa ilha e lá encontram Kong. Para explorá-lo comercialmente, levam-no para a maior cidade americana. E lá ele escapa, é claro. Curiosidades sobre o Empire State: ele tem 102 andares e fica na Quinta Avenida, entre as ruas 33 e 34 Oeste. Ele foi o edifício mais alto do mundo por 40 anos, de sua conclusão, em 1931, até a inauguração do World Trade Center, na década de 1970. Após os ataques do 11 de setembro, tornou-se novamente o prédio mais alto da cidade, até ser ultrapassado, em 2012, pelo One World Trade Center. Enfim, é um baita ícone da cidade (acho lindíssimo, todo no estilo Art Deco). O apelido do estado de Nova York é justamente Empire State, e vem daí o nome do prédio.
Você pode assistir a King Kong (a versão de 1933) na HBO Max ou alugando na Apple iTunes. Já o King Kong de 2005 está disponível na Netflix, Amazon Prime Video, Telecine, NOW e OiPlay ou para aluguel online na Apple iTunes.
12. FAÇA A COISA CERTA
Vivido por Danny Aiello, Salvatore (meu xará) é um ítalo-americano dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, no Brooklyn. A região é lar de muitos negros e latinos e é uma das áreas mais pobres da cidade. Em Faça a Coisa Certa, Salvatore decora o pequeno restaurante com fotos de ídolos dos esportes e do cinema, mas nenhum negro. O que acaba gerando tensões raciais. O diretor Spike Lee é um ferrenho antirracista e defensor dos direitos humanos e sempre que pode aponta o dedo para a ferida da violência contra os negros e da desigualdade racial nos Estados Unidos. O filme é de 1989, mas permanece tristemente atual. As filmagens foram feitas em Bedford-Stuyvesant (também conhecido pela abreviação Bed-Stuy), área que faz divisa com a famosa região de Williamsburg, zona que atraiu investimentos na última década e virou polo de atração de descolados e turistas. Brancos, importante dizer. A igualdade tão apregoada pela sociedade americana parece ficar só no papel.
Você pode assistir a Faça a Coisa Certa no Telecine, NOW e OiPlay e alugar online na Apple iTunes e Google Play.
13. 11/09 — A Vida sob Ataque
O documentário lançado neste ano traz uma grande quantidade de imagens inéditas sobre os ataques às Torres Gêmeas em Nova York no dia 11 de setembro de 2001. Inclusive muitos relatos e filmagens de pessoas que moravam ou circulavam pela área, no extremo sul da ilha de Manhattan, no momento dos atentados. Achei chocantes as cenas captadas logo após a queda dos edifícios, com dezenas de quarteirões, pedestres, policiais e bombeiros tomados por poeira.
Você pode assistir a A Vida sob Ataque na Globoplay.
14. Gavião arqueiro
Nova York talvez seja a cidade que no cinema americano é a mais destruída/ invadida/ epicentro da vilania e extinção humana — e a Marvel não faz por menos em seus filmes e séries que fazem parte do chamado MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). São diversas as produções ali ambientadas! O Demolidor em Hell’s Kitchen, Luke Cage no Harlem (ambas séries da Netflix)… a lista é longa! A Torre dos Vingadores construída por Tony Stark, o Homem de Ferro, figura em vários filmes dos heróis. Apesar de não existir na vida real, foi baseada no MetLife Building (que fica na 200 Park Avenue, Midtown Manhattan pra quem quiser procurar). Mais recentemente (melhor dizendo: ontem), estreou Gavião Arqueiro, série que traz novas aventuras deste vingador já conhecido de lançamentos anteriores e apresenta a novata Kate Bishop, jovem arqueira que deve despontar como uma heroína na nova fase da empresa. Onde se passa a história? Isso mesmo, numa Nova Yorke que se prepara para o Natal! Por enquanto foram disponibilizados apenas dois episódios, mas podemos esperar muitas cenas invernais no clima natalino, muita ação, flechadas, explosões pelas ruas, assim como passeios dos protagonistas com cachorro fofo no Washington Square Park.
Você pode assistir a Gavião Arqueiro na Disney+.
Eu amei escrever essa matéria, foi como revisitar a Big Apple, onde passei uma linda semana de outono em 2014, na companhia de meu marido. Acho que até visitaria novamente (com o dólar mais baixo, claro), pois muita coisa ficou de fora de nosso roteiro por lá (assim como não seria impossível incluir nesta lista todos os filmes e séries ambientadas na metrópole americana). Quem sabe voltar um dia e se deparar com uma gravação na rua? Ou ter a oportunidade de ver o elenco de uma série badalada saindo do hotel, como um casal de amigos que testemunhou as atrizes e atores de Game of Thrones? Uma cidade realmente cinematográfica.