Assustadores, mas tão bonitinhos os aviões… #03
Eba! Terceira edição dessa série que eu amo fazer. Sim, minha relação com aviões é de pavor e amor. Morro de medo quando estou dentro de um, mas adoro admirar esses belos equipamentos feitos pelas mãos dos humanos (e garras dos robôs). A ideia é ver fotos bonitas e tentar enxergar para além do medo de voar nosso de cada dia. Sem mais delongas, vamos começar. Apertem o botão do mouse, ajudem a luminosidade da tela e…
1)
Longe de ser uma realidade do Brasil, o “degelo de aviões” é bastante comum em países com invernos rigorosos. Máquinas dos aeroportos literalmente lavam a aeronave com produtos químicos específicos para isso antes da decolagem, de modo a impedir a formação de gelo, sobretudo nas asas, o que poderia se perigoso para o voo. Na foto, vemos um 737 da empresa norueguesa Norwegian passando pelo processo. Ficou interessante o contraste do branco celestial do produto no ar, parecendo uma nuvem, com o fundo escuro da noite.
2)
Esse Boeing 777 da Cathay no Aeroporto Internacional de Taiwan Taoyuan, com os flaps das asas bem abertos, não parece um vaidoso pavão abrindo sua cauda? Achei majestoso. No mundo animal os pavões exibem sua vistosa penugem para atrair as fêmeas. Estaria este avião da foto tentando nos seduzir?
3)
Não sei que avião é esse (tudo indica ser um Airbus, a julgar pela forma do winglet na ponta da asa)… mas me deu um frio na barriga ao ver a imagem. Vocês também odeiam quando o avião dá uma “curva fechada” e a asa aponta para o chão? Tenho a sensação de “sair voando” para fora do avião. Mas a foto está linda, ver o degradê do azul, mais escuro na esquerda, e indo clareando a medida que vai se aproximando da direita.
4)
Um avião passando por águas turbulentas (ou caindo…credo). Essa é minha sensação ao ver a foto, que enquadrou o avião, possivelmente um 777, passando sobre um moderno prédio em Londres, na Inglaterra. A foto lembra um pouco a primeira foto da 2ª edição desta série do rivotravel, vocês concordam?
5)
Em minhas pesquisas, quando bati o olho nessa foto, tive a certeza de que entraria nessa lista. Acho linda a composição. Tem terra, tem água e tem ar. Tem um ar de contemplação. Para onde olha a figura humana? Ela parece alheia ao enorme 777 da japonesa ANA, que se prepara para pousar. As cores frias dão um tom de melancolia. Comentem se vocês choraram.
6)
Uma curiosa foto, pois muita gente não sabe que a janela da cabine abre (em solo, é claro). Acho lindo esse azul, que só de olhar já dá para saber que é da empresa holandesa KLM. A foto foi tirada em Schiphol, o movimentado aeroporto de Amsterdã. Essa foto tira um pouco esse ar de máquinas sobrenaturais que os aviões têm, não é mesmo? Parece até um bom e velho ônibus — nesse caso, falem com o motorista somente o indispensável!
7)
O que dizer desse avião da islandesa Icelandair, que em 2015 ganhou esse sugestivo efeito de luzes no teto, inspirado no belo fenômeno natural da aurora boreal? Simplesmente fantástico.Já pensou estar no ar, viajando a 10 mil metros, com esse efeito, e olhar para fora e ver uma verdadeira aurora? Fora que dá um soninho essa ambiência… Se ajudar a passar a viagem inteira dormindo também tá valendo!
8)
Essa foto foi tirada em 1978, no Nepal, e mostra a cauda de um pequenino avião da Royal Nepal Airlines. Ver uma foto antiga sempre me remete a um lugar nostálgico. No caso, com um pouco de pavor, pois antigamente os acidentes eram muito mais frequentes. E se tratando de um pequeno turboélice sacolejando com os ventos fortes e desviando dos mais altos picos da Terra… E falando de turboélice, o rivotravel já fez essa matéria aqui sobre eles!
9)
Um crucifixo. A este objeto sacro me remete essa foto, feita no exato momento em que o avião passava sobre a cabeça do fotógrafo. É um ângulo bem curioso, pois não costumamos ver aviões dessa forma. E mesmo quando estamos no ponto exato, na cabeceira de uma pista, esperando um avião se aproximar para o pouso, ele passa tão rápido que nem permite uma grande apreciação. Esta foto eternizou o momento para deleite de quem ama aviação.
10)
Essa modelo, no mais tradicional estili pin-up, decora os aviões da empresa inglesa Virgin Atlantic há mais de 35 anos. Recentemente, a companhia anunciou que o espaço também será ocupado por modelos que representem as diretrizes de incentivo à diversidade, como um homem negro, uma mulher com traços asiáticos e um homem com as cores do arco-íris, entre outros.
***
E aí? Gostaram da seleção? Deu até vontade de voar (pelo nobre motivo de assim poder conhecer mais esse mundão). Vejam também as duas edições anteriores desta série. É só clicar nas imagens abaixo. Até a próxima!