Arquivo rivotravel #01: Turbulência

O que já foi dito no rivotravel sobre turbulência durante os voos? Foi pensando em reunir matérias em torno de determinados temas que foi idealizada essa série nova aqui no site. Desde 2017 escrevemos sobre medo de voar, viagens e aviação, e nos parece importante olharmos para esse acúmulo de informações e pensarmos em novos modos de apresentar tudo isso para vocês, leitoras e leitores. Temos muito o que falar, o conteúdo produzido por nós é bastante vasto! E onde tudo isso irá dar? Em um livro do rivotravel? Talvez… Mas vamos por partes! Começaremos então por turbulência, um assunto que volta e meia aparece por aqui, pois é muito presente na cabeça das panicadas e panicados que procuram o site buscando entender um pouco mais e se tranquilizar diante deste que talvez seja o grande arqui-inimigo dos que têm aerofobia. Abordamos esse tema em algumas matérias ao longo dos anos e as relacionaremos logo a seguir!

 
O que já falamos sobre turbulência durante os voos aqui no site? Colocamos as matérias com seus respectivos links a seguir! (Foto: editada por Rafael Silva, mockup por Dribbble Graphics)

O que já falamos sobre turbulência durante os voos aqui no site? Colocamos as matérias com seus respectivos links a seguir! (Foto: editada por Rafael Silva, mockup por Dribbble Graphics)

 

  • Lidando com turbulências em voos (publicada em OUTUBRO∙2017)

Para começar, uma informação que nos ajuda muitíssimo a embarcar com um tantinho a mais de paz: turbulência não derruba avião! A tecnologia aeronáutica avançou bastante e os aviões são bem resistentes e preparados para lidar até com as trepidações mais intensas. O importante mesmo é usar o cinto e ficar na poltrona com ele bem afivelado, pois é aí que mora o perigo de alguém se ferir: quando tudo começa a tremer e sacudir durante um voo. Entender como a turbulência funciona e saber que, apesar do sufoco que é passar por uma, nada irá dar muito errado já traz um alento e tanto, não é verdade? Este foi o objetivo de Lidando com turbulências em voos, publicada ainda no primeiro ano do rivotravel. Nela é possível ter uma noção maior das causas para este verdadeiro pesadelo para panicadas e panicados. E, como sabemos, conhecimento é poder! Pode ser o primeiro passo para se livrar, ou pelo menos amenizar o medo de voar, sobretudo nos momentos em que tudo treme em pleno ar.

  • Fenômenos naturais vs. medo de voar (publicada em agosto ∙ 2017)

Esta matéria, publicada aqui no site em agosto de 2017, parte de uma notícia que circulou naquela ocasião, a de que mudanças climáticas irão elevar em 150% turbulências graves em aviões, para investigar as relações entre fenômenos naturais com a ocorrência das temidas trepidações e com o nosso famigerado pânico de voar. Abordamos no texto os ventos, as tempestades — inclusive as tempestades solares (pois é, até isso pode interferir nos voos) —, as atividades vulcânicas — que expelem grandes quantidades de fumaça capazes de afetar o tráfego aéreo e provocar transtornos como o quase acidente envolvendo um 747 da British Airways, em 1982 (contamos um pouco mais nessa outra matéria aqui) —, e até mesmo os eclipses — que não interferem no voo mais proporcionam uma experiência no mínimo inusitada para quem estiver no ar no momento exato do fenômeno.

  • Quem tem medo de avião turboélice? Panicadas desabafam e especialistas tranquilizam (publicada em junho ∙ 2020)

Os aviões turboélice são causa de aflição para muitos pelos mais variados motivos — dentre eles o fato de serem mais suscetíveis à turbulências por conta do tamanho menor. Nesta matéria, o rivotravel se debruça sobre esta má fama e escuta tanto quem tem medo quanto especialistas. “Os sacolejos podem estar ligados ao tamanho da aeronave. Um avião maior, como os da Boeing ou Airbus, tem grandes asas, que somadas a outras características estruturais ajudam a reduzir a trepidação”. Questões sobre a segurança deste tipo de aeronave, funcionamento e o que tanto causa medo nas pessoas são tocadas. Desde a sua publicação, esta matéria tem se destacado entre as mais procuradas no site!

  • Turbulências zen: o curioso caso das pessoas que lidam bem com elas — tem até quem ame! (publicada em junho ∙ 2020)

E para fechar, escutamos o lado oposto: as pessoas que são indiferentes ou que até mesmo gostam de passar por turbulências! Para esta matéria foram feitas algumas entrevistas e os relatos destas figuras pouco convencionais são interessantíssimos. Será que as panicadas e panicados podem aprender algo com elas? Pois bem, estes seres destemidos dão algumas dicas para quem tem medo e mostram uma outra perspectivas sobre o assunto para nos deixar pensando. Quem sabe um dia a gente consiga encarar as temidas turbulências com mais leveza?

Rivo, AviaçãorivotravelComment