Arquivo rivotravel #06: Contos do rivotravel

Mais cedo ou mais tarde iria acabar acontecendo. Estou sempre escrevendo aqui no rivotravel, vocês sabem. Medo de voar, viagens, aviação. Busco sempre trazer informações e partilhar experiências. Como bom jornalista, consulto fontes, especialistas, vocês, panicadas e panicados… No entanto, para além do fato de eu ser jornalista, me considero acima de tudo um escritor. É o que sei fazer. Fazer jornalismo e contar histórias. É claro que este meu lado teria que dar as caras por aqui! Assim como o humor, que busco sempre trazer nos meus textos aqui pro site, a ficção também pode nos aproximar dos temas que buscamos abordar — inclusive dos espinhosos, como aerofobia e toda a ansiedade que costuma vir junto. Essa é justamente a premissa do Contos do rivotravel, uma série na qual — desde 2018 — conto histórias que abordam o medo de voar sob diferentes perspectivas, assim como a experiência de viajar e vivenciar coisas novas. Nesta edição do Arquivo rivotravel vamos reunir tudo que já foi publicado por aqui. Tem histórias de amor, de coração partido, que se passam durante a pandemia, voos completamente panicados… Enfim, muita coisa bacana que amei escrever e espero que vocês curtam também. Confiram a seguir!

 
(Crédito: Edição por rivotravel / Mockup psd created by freepik)

(Crédito: Edição por rivotravel / Mockup psd created by freepik)

 

  • Fantasmas, encontros e desencontros (PUBLICADA EM fevereiro ∙ 2021)

 
rvt.post CONTOS fantasma THUMB.jpg
 

Começando pelo último conto publicado no rivotravel até então, no começo deste ano! Esta história narra uma viagem para lá de intensa para Tóquio, em um hotel que foi cenário de cinema. Antigos fantasmas, antigos planos, tudo isto fez check-in junto com a personagem!

  • Como assim lockdown? (PUBLICADA EM janeiro ∙ 2021)

 
20210114 rvt.post THUMBNAIL.jpg
 

As desventuras da pandemia do novo coronavírus que tanto nos assombrou — e que também já foi tema de um Arquivo rivotravel especial — foi pano de fundo para este conto aqui. Dois irmãos brasileiros turistas em Roma são surpreendidos pelo decreto de um lockdown. O que fazer? Eles encontraram um caminho…

  • NO AR (PUBLICADA EM AGOSTO ∙ 2020)

 
rvt.posts THUMBNAIL3.jpg
 

Um dia na vida de Gabriel — ator que se depara com o pânico de contrair o novo coronavirus durante as filmagens de um comercial que se passa dentro de um avião. Abordamos um pouco do quanto esse pavor causado pelo Covid-19 o acompanha em seu cotidiano e se soma com a perspectiva de uma viagem de avião que se aproxima. Alguém se identifica? Neste conto exploramos um pouco a imaginação, mas totalmente inserida nesse grande fato pandêmico que compartilhamos todos naquela ocasião (ainda compartilhamos, mas se fosse hoje provavelmente Gabriel já estaria vacinado — possivelmente ainda carregando sequelas panicadas desse trauma todo).

  • Pesadelos, comida de avião e pânicos afins (PUBLICADA EM MAIO ∙ 2020)

 
20200521 rvt.post CONTO GATILHO thumb.jpg
 

“Uma freira fazendo malabares. Um beduíno em busca de sombra enquanto um gondoleiro veneziano canta canções típicas. Julieta na janela de seu quarto em Verona à espera de Romeu, que irá trazer um frango assado para a amada. De repente, os personagens estão em um avião, que começa a cair em parafuso. Todos continuam fazendo as mesmas coisas, como se nada de grave estivesse acontecendo, sem se preocupar com o destino fatal”. O conto começa assim. O resto só clicando no link pra conferir, mas só adianto que se trata de um sonho (ou pesadelo) que a personagem teve e que guarda muitas coincidências com a viagem que ela está prestes a fazer!

  • Ano novo, amor antigo (PUBLICADA EM dezembro ∙ 2019)

 
20191227 rvt.post CONTO ANO NOVO THUMB.jpg
 

Um coração partido, uma viagem com medo de voar, com medo do que o destino reserva após o voo… mas também muita coragem! Um conto sobre fim e recomeço que encerrou o ano de 2019 aqui no site e abriu caminho para novos dias.

  • Uma cena congelada por séculos (PUBLICADA EM outubro ∙ 2019)

 
 

A estátua O Rapto da Proserpina, de Gian Lorenzo Bernini, é exibida na Galleria Borghese, em Roma. As duas personagens deste conto tem experiências bastante distintas ao contemplar tal obra, e este conflito acompanham ambas até o conturbado voo de volta para a casa. Este foi um das histórias mais desafiadores que escrevi — muito por conta da perspectiva feminina que conduz a trama.

  • Passageira à beira de um ataque de nervos (PUBLICADA EM agosto ∙ 2019)

 
 

E este conto? Qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência? Narro aqui a história de Tereza, que já no aeroporto descobre que está sem o seu remedinho salvador e tem que viajar, digamos, in natura — ou seja, completamente panicada! Foi um conto bem divertido de escrever, e a tirar pelo retorno que recebemos, de ler também!

  • Um dia o medo vai embora (PUBLICADA EM junho ∙ 2019)

 
 

O pânico de avião por vezes pode ser incapacitante. Por conta dele deixamos de viajar e assim perdemos momentos importantes de nossas vidas. É assim que José se sente. A vontade que dá é de mostrar umas matérias do rivotravel pra ele. A que publicamos no mês passado, chamada Todo voo tem seu fim: ansiedade e o medo de voar, se conecta muito com o que se passa com o protagonista deste conto.

  • Irrealidades baseadas em fatos reais (PUBLICADA EM maio ∙ 2018)

 
 

Um avião no ar com pouco combustível deixa uma panicada com a cabeça em chamas. Pronto, a manchete é esta! Este conto é divertidíssimo, mas rir muito é errado. Coitada!

  • O amor e outros medos (PUBLICADA EM abril ∙ 2018)

 
 

O primeiro conto do rivotravel! Um romance que nasce do medo mútuo de voar. Uma história clichê? Só lendo pra saber. Mas deu início a este lado do site que muito me dá prazer em fazer. Será que vem um livro por aí? Joguei no ar pro universo!

Rivo, TravelrivotravelComment