Arquivo rivotravel #02: Medo de voar — ajuda especializada, medicações, terapias e dicas
Panicadas e panicados: vamos fazer uma tour por algumas matérias que abordaram o tema medo de voar aqui no site ao longo dos anos? Foi pensando em reunir matérias em torno de determinados temas que foi idealizada a série Arquivo rivotravel. Desde 2017 escrevemos sobre medo de voar, viagens e aviação, e nos parece importante olharmos para esse acúmulo de informações e pensarmos em novos modos de apresentar tudo isso para vocês, leitoras e leitores. Temos muito o que falar, o conteúdo produzido por nós é bastante vasto! E onde tudo isso irá dar? Em um livro do rivotravel? Estamos pensando! Na edição anterior do Arquivo rivotravel fizemos um arranjo de matérias em torno do tema turbulência durante os voos, e dessa vez iremos nos concentrar no bom e velho PÂNICO DE AVIÃO AAAAAA — mas enfatizando as ocasiões em que falamos sobre ajuda especializada, medicações, terapias e dicas que nos ajudam a ter uma experiência menos apavorante enquanto viajamos. Vamos iniciar então?
Panicado's anatomy: quando o medo de voar precisa de ajuda médica (PUBLICADA EM junho ∙ 2017)
No comecinho do rivotravel, lá em 2017, fizemos essa matéria para mostrar a importância de se buscar ajuda médica quando viajar se torna motivo de muita ansiedade e sofrimento. Conversamos com psiquiatras para tentar entender o que pode estar por trás do medo de voar e saber o que pode ser feito, ressaltando os perigos da auto-medicação. Uma ajuda especializada pode transformar a experiência de voar em algo mais dentro dos limites de quem sofre de aerofobia — seja por meio de tratamentos psicoterápicos ou medicação. Quando viajo, tomo um certo remédio (não farei o merchandising rs) prescrito por uma psiquiatra que acompanha meu caso, e cada caso é um caso. Buscar ajuda é realmente essencial — e não é motivo de vergonha em hipótese nenhuma. Vergonha é o que eu passo quando viajo sem remédios: acompanhem na matéria a seguir!
Quando viajo sem remédios (PUBLICADA EM julho ∙ 2017)
Pois é, às vezes caio na besteira de, por algum motivo, entrar em um avião sem estar devidamente medicado. Esta matéria traz um relato de experiência de quando isso acontece… e é absolutamente terrível! É sofrimento das noites que antecedem os voos até o pouso do avião. Desde a publicação desta matéria, lá no comecinho do site, que recebo como feedback relatos parecidos de leitoras e leitores. É engraçado podermos nos reconhecer uns nos outros nesses momentos que às vezes são tão solitários! Talvez no humor esteja uma das saídas para podermos tocar esse tema tão espinhoso, não é mesmo?
Passageira à beira de um ataque de nervos (PUBLICADA EM AGOSTO ∙ 2019)
Assim como o humor, a ficção também pode nos aproximar desse problema que tanto nos aflige. Essa é a premissa do Contos do rivotravel, uma série que desde 2018 volta e meia aparece aqui no site, em que conto histórias que abordam o medo de voar sob diferentes perspectivas. E a deste conto em específico… qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência? Narro a história de Tereza, que já no aeroporto descobre que está sem o seu remedinho salvador e tem que viajar, digamos, in natura — ou seja, completamente panicada! Foi um conto bem divertido de escrever, e a tirar pelo retorno que recebemos, de ler também!
Viajo em breve e estou em pânico: o que fazer? (PUBLICADA EM DEZEMBRO ∙ 2019)
Nesta matéria publicada no final do ano passado, feita já pensando nas viagens de fim de ano que são motivos de angústia para quem é panicado, dou algumas dicas baseadas nas leituras que já fiz sobre medo de voar e também na minha experiência. As recomendações vão desde buscar conversar com quem estiver ao seu lado a exercícios de respiração. O importante é buscar relaxar e afastar da mente os pensamentos que nos causam tanta aflição quando estamos voando.
Rir é o melhor remédio? — como o humor pode ajudar na aerofobia (PUBLICADA EM OUTUBRO ∙ 2019)
Reforçando o que eu já disse ali em cima, nesta matéria eu falo sobre o papel que o humor pode desempenhar na luta contra o pânico em voar. Desta vez escutei duas especialistas no assunto, que falaram sobre a terapia do riso. Rir, mesmo que de modo proposital, induzido, tem o poder de fazer com que o nosso cérebro libere substâncias químicas que auxiliam no controle do medo. A matéria traz muitas informações interessantes. Leitura importantíssima para todos as panicadas e panicados!
Como a musicoterapia pode te ajudar a trabalhar suas ansiedades (PUBLICADA EM FEVEREIRO ∙ 2020)
“(…) a música como um recurso para estimulação, aprendizagem, como facilitador de expressão e também como distração, pode auxiliar psicólogos e musicoterapeutas para o medo de voar”, vocês sabiam disso? Este foi um trecho dessa matéria em que falo sobre a musicoterapia, que, com ajuda de um profissional especializado, pode acompanhar e tratar pessoas com transtornos de ansiedade diversos. Para fazer essa matéria, escutei uma musicoterapeuta e psicóloga, assim como a coordenadora da área de Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Panicão! Aliviando o medo de voar com a ajuda dos animais em aeroportos (PUBLICADA EM janeiro ∙ 2020)
No começo deste ano escrevi sobre a iniciativa de alguns aeroportos em colocar animais treinados para atuar junto ao público, justamente com a intenção de acalmar os ânimos de quem sofre com o medo de voar. “O contato positivo com um animal treinado para esta finalidade pode ajudar a reduzir hormônios e neurotransmissores relacionados à resposta fisiológica de stress e aumentar a produção de substâncias relacionadas ao prazer e bem estar, ajudando a pessoa a se acalmar antes de voar”, diz a psicóloga e educadora canina Laís Milani, entrevistada para a matéria. Se engana quem pensa que só os cães participam como “terapeutas de quatro patas”, vocês se surpreenderão com a diversidade apresentada nesta publicação do rivotravel — fora que as fotos são fofas demais!
Voar, rezar e... torcer para dar certo — a curiosa relação entre fé e medo de avião (PUBLICADA EM julho ∙ 2017)
E que papel a fé pode desempenhar para quem sofre de aerofobia? Dizem que pra baixo todo santo ajuda… será que isso inclui pousos? Na matéria converso com um padre, conto algumas experiências minhas e falo de uma leitura sobre Pai Caio de Xangô (e de sua curiosa relação com viagens de avião).
Panic et circenses: como um panicado pode se distrair durante o voo (PUBLICADA EM junho ∙ 2017)
O que fazer para se distrair durante o voo? Aqui conto da minha experiência em enganar o cérebro e afastar da mente os pensamento de que tudo pode dar errado a qualquer momento! Essa matéria é cheia de humor e traz dicas preciosas.
Freia, caralh☻ (publicada em abril ∙ 2017)
E para encerrar: uma matéria em que conto um pouco sobre esse meu mantra que há muito me acompanha, e que de repente pode te ajudar também, cara panicada/panicado durante os pousos dessa vida. Até hoje continuo repetindo! Freiaaaaaaa.
* * *
Fim do nosso tour pelos conteúdos do site de hoje! Continuem acompanhando o rivotravel, tanto aqui quanto no nosso instagram, pois sempre estamos atualizando com mais informações.