Aeroportos e companhias aéreas que se renderam à magia do Natal — edição 2020!

Em dezembro passado, com a proximidade das festas de fim de ano, fizemos aqui no rivotravel uma matéria especial com as decorações de Natal nos aeroportos pelo mundo. Em 2020, resolvi repetir o garimpo e elencar o que está rolando por aí. Mas talvez por conta da pandemia da COVID-19 e o desaquecimento do setor aeronáutico, o resultado, confesso, ficou um pouco aquém do esperado. Este ano, por exemplo, o aeroporto de Munique (Alemanha) desistiu de montar seu tradicional mercado nataliano, com muita comida, bebida, música e venda de presentes típicos. Mesmo assim, é possível ver algumas iniciativas aqui e ali. Pega essa máscara, coloca o estoque de álcool gel na bagagem e vamos nessa!

  1. Wellington (Nova Zelândia)

 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-wellington-arvore
 
 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-wellington
 

Já que o Natal é tradicionalmente tido como um um feriado para renovar as esperanças na humanidade, que tal começar com uma “árvore do bem”? Em Wellington, na Nova Zelândia, o aeroporto local se engajou na luta contra a Fibrose Cística, uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. A administração aeroportuária da cidade está promovendo um festival agora em dezembro e conclamou empresas e passageiros a fazer doações para o combate ao mal, com arrecadação revertida para associações de assistência à Fibrose Cística. Eles já conseguiram 40 companhias patrocinadoras da causa, cada uma enfeitando uma árvore, algumas delas com fotos e depoimentos de pacientes que sofrem com a doença. No ano passado foram arrecadados cerca de 30 mil dólares neozelandeses, ou quase R$ 100 mil. Esse ano o festival contou ainda com apresentações de grupos de coral e caça ao tesouro para as crianças. Veja a campanha que eles criaram para o YouTube.

2. Pittsburgh (EUA)

 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-pittsburgh-papai-noel
 
 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-pinguim
 

Eu adorei que a árvore de Natal do aeroporto internacional de Pittsburgh, nos EUA, foi montada em um saguão com esse piso azul tom de água que fica parecendo um lago congelado. Será que foi intencional? Na quinta-feira da semana passada, o aeroporto preparou um verdadeiro festival, estimulando que as pessoas da cidade fossem ao aeroporto (não sei se pegou bem em época de pandemia. Eu não iria). Ofereceu estacionamento gratuito para todo mundo e preparou uma verdadeira programação especial, com shows de música e entretenimento (ai, meu Deus, a COVID-19…), desconto em lojas, visitas de Papai Noel etc. Além disso, espalhou pelo terminal obras de artistas e museus locais. A data contou até com visitas de pinguins do National Aviary, um centro de Pittsburgh especializado em aves. Não por acaso o time de hóquei no gelo da cidade se chama Pittsburgh Penguins (Pinguins de Pittsburgh).

3. Amsterdã (Holanda)

 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-amsterdan
 

Olhando rápido pode parecer uma modesta árvore essa do aeroporto Schiphol, em Amsterdã (Holanda), mas não se engane: este belo exemplar de oito metros de altura tem mais de 750 bolas espelhadas, além de outros 250 elementos de decoração. Além disso, emite sons e cheiros que remetem ao Natal. Uma verdadeira árvore multissensorial – e que é a riqueza pura.

4. Fife (Escócia)

 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-fife
 

E não são apenas os grandes aeroportos mundiais que entraram na onda do bom velhinho. O pequeno aeroporto de Fife, na Escócia, também fez uma programação especial. Dessa vez foi um cinema drive-in. Rolou no fim de semana passado e atraiu pessoas da cidade e da região. Ver um filme numa tela enorme, ao ar livre, deve ser uma experiência única, ainda mais na pandemia, com as salas de cinema vazias por conta do temor da contaminação. Os filmes selecionados não poderiam ser mais natalinos: O Expresso Polar (animação com Tom Hanks transformado em desenho), O Natal dos Muppets, Um Duende em Nova York, Frozen 2 (para alegria das crianças), Esqueceram de Mim (amo, nada grita mais “Natal” que ele) e Simplesmente Amor (amo demais também), além de outros títulos.

5. Toronto (Canadá)

 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-luzes-pista-pisca-led-iluminacao
 
 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-toronto-show-luzes-carro-arvore
 

E o aeroporto de Toronto, que separou uma enorme área de um de seus edifícios-garagens, para montar o Polar, uma experiência natalina para todas as idades? São seis andares decorados, cada um com um tema. Os visitantes percorrem o trajeto de dentro do carro. Começou no fim de novembro e vai até 2 de janeiro de 2021. Foram usadas mais de um milhão de luzes. Tudo para espantar o rigoroso e escuro inverno canadense e, claro, respeitando as normas de distanciamento entre as pessoas.

6. Liverpool (Inglaterra) e Glasgow (Escócia)

20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-liverpool-glasgow-festival-estacionamento-telao-natalinos

Os aeroportos das cidades de Liverpool (Inglaterra) e Glasgow (Escócia) também estão oferecendo neste Natal uma série de atividades aos passageiros e quem mora na região. E como em Toronto, é tudo sem sair do carro (ou saindo com segurança, sem amontoar). Trata-se do Parking Lot Social, um verdadeiro festival com várias atrações. Tem cinema com filmes clássicos natalinos, jogos de perguntas e respostas, shows de stand up comedy, drag bingo (no qual o jogo é apresentado por uma drag queen; deve ser divertidíssimo) e karaokê (apelidado espertamente de car-a-oke). Tem também a Silent Disco, uma festa “silenciosa” na qual a música tocada pelo DJ no palco é transmitida para os fones de ouvido dos participantes. O Parking Lot Tour acontece neste final de semana no John Lennon International Airport de Liverpool e entre os dias 16 e 24 de dezembro no aeroporto de Glasgow.

7. Midland (EUA)

 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-midland-papai-noel
 

No Natal desse ano em Midland, em Michigan (EUA), o Papai Noel chegou voando no dia 6 deste mês. Sem as renas, claro. Ele mesmo veio pilotando um avião modelo Cessna 172. Algumas poucas famílias cadastradas puderam acompanhar o pouso e o desembarque do Papai Noel. Mas toda a ação foi transmitida ao vivo pelo Facebook, assim as crianças acompanharam tudo de casa mesmo. No aeroporto de Midland, foram entregues várias cartinhas com os pedidos das crianças. Resta saber se ele vai voltar à cidade com os presente.

8. Singapura (Singapura)

 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-singapura-interior
 
 
20201210-rivotravel-natal-decoracao-especial-aeroporto-companhias-cias-aereas-avioes-singapura-changi
 

Como fechar de outro jeito essa matéria a não ser falando daquele que é há vários anos considerado o melhor aeroporto do mundo? Estamos falando de Changi, em Singapura. Se alguns aeroportos cancelaram tradicionais atividades natalinas, Changi resolveu chutar o pau da barraca e montou uma diversificada grade de atrações. No Shiseido Forest Valley e no Canopy Park, por exemplo, o visitante pode ter a experiência de neve (sim, gelinho de verdade) caindo sobre as cabeças. A árvore de Natal deles têm 16 metros de altura e conta ainda com uma oficina de presentes de Papai Noel. O Tokidoki Snow Holiday faz a festa da criançada, e a neve acumula no chão tamanha a quantidade. Tem até escorregador de gelo. O espaço leva o nome da Tokidoki, uma marca de inspiração japonesa e com muitos bichinhos como tema. O lugar é tão frio (com temperaturas abaixo de zero) que há aluguel de casacos, luvas e botas (escrevo isso e só penso no vírus…). Pensam que acabou? Pois no Air Tokidoki dá para “embarcar” em um avião de mentirinha, bem colorido. As crianças devem amar. E também devem adorar a pista de kart que Changi instalou para comemorar a data festiva. Tudo isso cercado com muitas barracas vendendo souvenires e coisinhas típicas. Para terminar, no Overnight glamping há diversas cabanas nas quais os passageiros podem passar a noite, com direito a cama e aquecedor.

Olha, Singapura, a senhora arrasou como sempre. Mas prefiro seguir a linha do aeroporto de Munique, que cancelou o tradicional mercado nataliano. Esse ano, a minha festa será em casa, eu e meu marido, com no máximo uma videochamada para familiares e amigos.

Mas se você que aqui me lê vai viajar, basta ter cuidado que tudo vai dar certo. E boas festas. E proteja-se.

Aviaçãorivotravel1 Comment