Monitorando o céu! Dica de app: Flightradar24
Não há nada mais chato do que ir buscar uma pessoa no aeroporto e, ao chegar lá, ver que o voo está atrasado umas duas horas. Ou preparar aquela surpresa (ou apenas querer estar no saguão no desembarque para recepcionar a pessoa querida) e descobrir, na hora, que o voo pousou meia hora antes. Essa última situação, inclusive, é algo bem comum, em virtude de uma prática que julgo ruim por parte das empresas aéreas: anunciar a chegada sempre com uma “gordurinha”. Tipo um voo que normalmente dura 2h e as companhias anunciam o pouso 2h30 depois da decolagem (mas isso já é assunto para outro post).
Bem, todos esses probleminhas podem ser evitados usando o aplicativo Flighradar24. Ele é apenas maravilhoso, pois dá ao usuário, em tempo real, todas as informações sobre o voo. Há diversos critérios de busca, como por rota, por aeroporto, por companhia aérea ou voos que estão próximos ao local da pesquisa. Isso dá a possibilidade de, por exemplo, localizar um voo sabendo apenas a rota, sem conhecer o número dele. Ele vai atualizando os dados, monitorando se há mudanças na velocidade ao longo do trajeto, desvios de rota etc, e calcula automaticamente o horário que o avião vai tocar o solo — com erros mínimos, de poucos minutos (isso se errar). Eu realmente amo o Flightradar24, a ponto de chamá-lo carinhosamente de “luxuoso aplicativo”. Para mim, ter acesso a tantas informações com precisão é verdadeiramente um luxo.
Para apaixonados por aviões, o aplicativo também dá outras informações legais, como foto do modelo do avião nas cores da empresa, altitude, latitude, longitude, velocidade e se ele está em subida ou descida. Fora que é uma delicia ver um aviãozinho lááá em cima no céu, abrir o mapa (como se fosse o Google Maps ou Waze) e descobrir que avião é aquele que está voando. Recomendo muito. Custa aproximadamente R$5 e está disponível para dispositivos eletrônicos com sistemas iOS (iPhone, iPad, iPod Touch) ou Android. O Flightradar24 também possui uma versão para a web — confira aqui. Ah, o app tem só a versão em inglês, mas mesmo quem é iniciante no idioma consegue compreender.
*Fotos cortesia do Flightradar24.com.