Belos e novos aeroportos que fazem a alegria dos amantes da aviação

Já estava com saudade de fazer matéria sobre esta série aqui ara o site. Além de ser um amante da aviação, sou apaixonado por arquitetura — quase me inscrevi pera o curso no vestibular, mas de última hora o jornalismo falou mais alto. Aqui, faço uma lista de aeroportos e terminais inaugurados nos últimos meses.

E vamos começar com um novinho em folha!

  1. AEROPORTO INTERNACIONAL FELIPE ÁNGELES, NA CIDADE DO MÉXICO (MÉXICO)

 
 

Foi inaugurado na segunda-feira, 21 de março, o novo aeroporto que serve a capital mexicana. O Aeroporto Internacional Felipe Ángeles foi construído do zero em uma base militar ao norte da megalópole (o antigo aeroporto continuará funcionando). O novo espaço tem capacidade para operar com até 20 milhões de passageiros por ano e conta com 27 pontes de embarque (fingers). O check-in tem 100 balcões na modalidade tradicional e outros 50 para autoatendimento. São duas pistas de pousos e decolagens, cada qual com 4.500 metros de extensão, permitindo operações simultâneas. O Felipe Ángeles abriu as portas após uma grande polemica envolvendo um referendo popular vitorioso para a suspensão das obras de um outro aeroporto, o de Texcoco, quando já estava com sua construção já bastante avançada (cerca de 30% concluído). O projeto foi considerado muito caro e realizado em área de proteção ambiental. Voltando ao Felipe Ángeles, o primeiro voo foi feito com um avião brasileiro da Embraer, o E190, que decolou operando pela Aeromexico com destino à cidade mexicana de Villahermosa.

2. SANTIAGO (CHILE)

 
 
 
 

No início de março foi a vez dos chilenos inaugurarem o novo terminal de seu principal aeroporto, o Comodoro Arturo Merino Benítez, também conhecido como Pudahuel. O investimento girou em torno de R$ 4,6 bilhões. A Vinci Airport, que administra o espaço, espera diminuir consideravelmente a espera do passageiro, com 96 postos de check-in automático e 64 balcões de entrega de bagagem. Os balcões de imigração, usados pelos passageiros ingressando no Chile, também tiveram seu número aumentado em 40%. O terminal inclui ainda novas áreas comerciais, com diversas opções de restaurantes e serviços. Os portões de embarque mais que dobraram, passando de 31 para 76.

3. POKHARA (NEPAL)

 
 
 
 

E eis que fui precipitado ao dizer que o mais novo aeroporto do mundo foi inaugurado na semana passada, na Cidade do México. O título vai para Pokhara, no Nepal, que cortou a fita de inauguração de seu novo equipamento aeroportuário no domingo passado, dia 27 de março. Além de ter um simples e bonito terminal de passageiros, o aeroporto é emoldurado pelo Himalaia ao fundo, tornando ainda mais interessante o teto da construção, que foi realizada por empresas chinesas. A expectativa do Ministério do Turismo local é incentivar a atração de turistas estrangeiros à localidade. A cidade é a porta de entrada da região de Annapurna, famosa pelos amantes de caminhadas. Apesar de ter sido oficialmente entregue à administração nepalesa, ainda faltam 7% das obras a serem finalizadas, mas as principais instalações já estão prontas, como pista de pouso e decolagem, prédio do terminal de passageiros e torre de controle. Entre os trabalhos que ainda devem ser realizados estão a terraplanagem de uma elevação perigosa aos aviões na cabeceira da pista (medo!). O aeroporto internacional de Pokhara será o terceiro maior do Nepal, depois dos de Kathmandu (a capital do país) e Bhairahawa. O prazo para abertura total aos aviões é julho deste ano.

4. LAGOS (NIGÉRIA)

 
 
 
 

E a corrida pelo mais novo aeroporto do mundo está frenética! Quanto mais eu avanço nas pesquisa, mais inaugurações aparecem. Na terça-feira da semana passada, dia 22 de março, foi a vez de Lagos, na Nigéria, entregar as obras do aeroporto internacional Murtala Muhammad. Após um atraso de oito anos nas obras, que custaram o equivalente a R$ 476 milhões, o presidente nigeriano Muhammadu Buhari conduziu a cerimônia de abertura do novo terminal. O Murtala Muhammed, que tem capacidade para receber até 14 milhões de passageiros por ano, é um dos cinco aeroportos – Lagos, Abuja, Port Harcourt, Kano e Enugu – que se beneficiaram do acordo de empréstimo entre Nigéria e China para a construção de novos terminais. Mas a imprensa nigeriana aponta falhas no novo aeroporto, como vagas de estacionamento insuficientes e dúvidas sobre o futuro modelo de administração.

5. AGARTALA (ÍNDIA)

 
 
 
 

Em janeiro foi a vez de um novo terminal ser inaugurado na Índia — o país asiático tem grandes planos para os próximos anos, com projetos de abrir dezenas de novos aeroportos de passageiros e carga. Agora foi o Maharaja Bir Bikram a começar a funcionar, na cidade de Agartala, na região de Tripura. A abertura foi presidida pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. “O aeroporto é uma mistura da cultura de Tripura, belezas naturais e instalações modernas. Ele desempenhará um grande papel no aprimoramento da conectividade aérea no Nordeste. Estamos progredindo a todo vapor para fazer de Tripura a porta de entrada para a região. A infraestrutura de conectividade rodoviária, ferroviária, aérea e aquática está recebendo investimentos sem precedentes. Isso está transformando Tripura em um novo centro de negócios e indústria”, disse Modi.

6. IVATO (MADAGASCAR)

 
 

Quatro meses atrás, Madagascar inaugurou um novo aeroporto na cidade de Ivato, que servirá também a região da capital, Antananarivo. O objetivo do governo é estimular a economia e o turismo locais — este último setor corresponde a 16% da economia do país. O aeroporto internacional de Ivato será o hub (ponto de distribuição de voos) da principal companhia aérea malgaxe, a Air Madagascar, e tem capacidade para receber até 1,5 milhão de passageiros por ano. O terminal conta com 17,5 mil metros quadrados. Thierry Déau, presidente da Meridiam, empresa que gere o espaço, disse à imprensa local: “Com este novo terminal internacional, Madagascar terá uma infraestrutura de última geração que atende aos melhores padrões internacionais de aeroportos. É também um ambiente de vida agradável, uma vitrine para a flora e a cultura malgaxes”.

7. SEATTLE (ESTADOS UNIDOS)

 
 
 
 

E para terminar, trago não um aeroporto ou terminal novo, mas uma construção recordista inaugurada agora em março. Trata-se de uma passarela para uso dos passageiros do aeroporto internacional de Seattle — Tacoma. Ela tem incríveis 238 metros de extensão e passa por cima da área na qual os aviões trafegam entre as pontes de embarque e as pistas de pouso e decolagem. Isso mesmo, assim as pessoas podem passar sobre as aeronaves. Outros aeroportos têm estruturas assim, mas essa é a maior do mundo. Para se ter uma ideia, a Torre Eiffel tem 300 metros. A passarela de Seattle se encontra a 26 metros de altura em relação ao solo, quase equivalente a um prédio de nove andares. Ah, e ela conta com esteira rolante, é claro. Deve render boas fotos com os aviões passando embaixo, não? O recorde anterior era da ponte localizada no aeroporto de Gatwick, em Londres. Já cruzei essa passarela inglesa uma vez, mas estava já com remedinhos, então curti de um jeito meio troncho.