Belos e novos aeroportos para sonhar quando for possível viajar
Que saudade de se aglomerar em um aeroporto e viajar, não é mesmo? O momento que antecede o voo pode ser de puro pânico para muitos, mas tem um tantinho de excitação também (pelo menos pra quem ama viajar que nem eu). Não sabemos se poderá ser da forma que fazíamos antes da pandemia — o rivotravel já fez matéria sobre como será o futuro das viagens pós-COVID 19 recentemente, ouvindo especialistas —, mas enquanto não podemos dar vazão aos nossos desejos, vamos sonhar! Muitos aeroportos estão com inaugurações previstas para este segundo semestre de 2020. Vem nesta lista acompanhar o que vem por aí nesse giro pelo mundo, que passa por EUA, Ruanda, China, Tailândia…
BRANDENBURG (WILLY BRANDT), EM BERLIM (ALEMANHA)
Esse talvez é o mais esperado e festejado da lista. O novo aeroporto de Berlim, o Brandenburg, é muito aguardado. Literalmente. Ele sofreu um atraso de nove anos, uma imensidão para os padrões dos alemães, famosos pela eficiência. Em junho deste ano, recebeu o aval para funcionar, mas por enquanto os aviões seguem desembarcando no antigo aeroporto de Schönefeld, que está situado logo ao lado de Brandenburg. Schönefeld e Tegel, que também serve a capital alemã, devem ser fechados após a inauguração oficial do novo aeroporto berlinense, que deve se tornar o terceiro maior da Alemanha, atrás de Frankfurt e Munique, dois hubs da empresa aérea Lufthansa. A abertura será em outubro, mas apenas parcialmente, pois o país, por conta da pandemia, impôs um limite de um terço da capacidade de operação para seus aeroportos. O atraso obviamente fez o orçamento inicial de 2,8 bilhões de euros (17,2 bilhões de reais) quase triplicar. Além disso, casos de corrupção e má qualidade dos projeto surgiram na mídia. Tudo deu errado em Brandenburg. Em 2010, a empresa responsável pelo projeto declarou falência. Dois anos depois, foi levantada preocupação com o sistema anti-incêndio e de alarmes. Em 2014, com o aumento da demanda aérea na cidade, ficou claro que ele seria inaugurado já com sua capacidade máxima no limite (27 milhões de passageiros por ano), ou seja, ampliações precisam ser feitas o quanto antes. Em 2015, um funcionário da empresa operadora de Brandenburg foi condenado por aceitar propina de uma companhia fornecedora. Tomara que o novo aeroporto afaste esse mau olhado e consiga se firmar no cenário europeu.
2. LAGUARDIA, EM NOVA YORK (EUA)
O aeroporto LaGuardia, em Nova York, é o mais perto de Manhattan, coração financeiro e turístico da cidade. É conhecido por seus tetos baixos. Por isso, é uma supresa ver as fotos do novo terminal B, inaugurado em junho e no qual abundam os pés direitos altos e a luz natural, por meio de muito vidro. Esse novo terminal tem o dobro da capacidade do anterior. A reforma total do aeroporto, que inclui ainda novos terminais (alguns já inaugurados), está orçada em 8 bilhões de dólares (43 bilhões de reais). “Precisamos de aeroportos? Sim, precisamos de aeroportos”, disse o governador Andrew Cuomo durante a inauguração do terminal B. “Os aviões vão voar, os carros vão circular, os trens também. A vida continua depois da COVID-19”, acrescentou Cuomo, que defende a realização de grandes obras de infraestrutura durante a pior recessão nos Estados Unidos desde a Grande Depressão de 1929, informou a AFP. O novo terminal terá protocolos de limpeza atualizados devido ao novo coronavírus — o uso de máscaras será obrigatório. O aeroporto de LaGuardia recebe majoritariamente voos domésticos. Por lá circulam cerca de 30 milhões de passageiros anualmente. O local repaginado conta com área de check-in, auto check-in, lojas, restaurantes, esteiras de bagagem e salas vip. Também foram selecionadas empresas que são símbolo de Nova York para abrir filiais no terminal, como a famosa livraria Strand. No futuro, aviões passarão por debaixo de um enorme corredor envidraçado que liga o terminal às salas de embarque.
3. MANCHESTER (INGLATERRA)
A expansão do aeroporto de Manchester, um dos mais movimentados da Inglaterra, está prevista para ser inaugurada em duas etapas. A primeira fase do Terminal 2 deve começar a receber passageiros já agora no dia 15 de julho — o fim das obras está previsto para 2022. Quando estiver completamente em funcionamento, o novo terminal terá uma área equivalente a 11 campos de futebol, fruto de um investimento de um bilhão de libras (6,7 bilhões de reais). Na área de embarque há um enorme painel pendente do teto com padronagens geométricas e a possibilidade de 16 milhões de combinações de cor, como na imagem acima. Haverá ainda novos espaços para lojas e restaurantes, pontes de embarque, área de imigração e novo edifício-garagem. A inauguração casa com anúncios recentes do governo de relaxamento nas medidas tomadas para conter a pandemia do novo coronavírus, como o fim da obrigatoriedade de quarentena para passageiros britânicos que retornam de alguns países (o Brasil continua na lista de alto risco).
4. BUGESERA, EM KIGALI (RUANDA)
O lindo aeroporto internacional de Bugesera, em Kigali (Ruanda), deve ficar pronto ainda neste ano. E já de olho no futuro. Até 2045, a administração quer ampliar consideravelmente o número de pontes de embarque, como é possível ver neste vídeo aqui (YouTube) e construir uma segunda pista de pousos e decolagens. Estatísticas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) mostram que dos 320 principais aeroportos africanos, dez deles (em sete países) concentram a metade da oferta de assentos em voos. Em dezembro do ano passado, a gigante Qatar Airways comprou 60% do aeroporto, que tem capacidade para receber 7 milhões de passageiros, número que deve dobrar em 2032. Estima-se que esse investimento da Qatar em um aeroporto é o primeiro de outros que virão. Analistas dizem que se trata de uma estratégia da empresa em diversificar investimentos em um país visto em crescimento. Além disso, é possível que a companhia crie um hub africano em Bugesera, o que justificaria o aumento considerável do terminal nas próximas décadas.
5. STANSTED, EM LONDRES (INGLATERRA)
Londres conta com nada menos que seis aeroportos! Acho que é a cidade com maior número deles em todo o planeta (City, Gatwick, Heathrow, Luton, Stansted e Southend). Os seja, canteiro de obras é uma constante por lá. Quem deve entregar uma nova estrutura para desembarque de passageiros ainda em 2020 é Stansted. No total, serão investidos 600 milhões de libras (ou 4 bilhões de reais) para reestruturar o terminal de 1991, que leva a assinatura do renomado arquiteto Norman Foster. A parte que será aberta agora terá três andares e irá receber todos os passageiros desembarcados. Contará com setor de imigração e restituição de bagagens, além de acesso à estação de trem local.
6. CHENGDU TIANFU INTERNATIONAL AIRPORT, EM CHENGDU (CHINA)
Quando estiver completamente pronto, este será o quarto maior aeroporto chinês (ele lembra a arquitetura do novo aeroporto de Pequim, que você pode ver aqui Oito belos aeroportos para até esquecer o medo de voar — rivotravel). Ele está sendo construído a 50 quilômetros ao sudeste da cidade de Chengdu, que já conta com um aeroporto internacional — e que continuará em operação. O custo total do projeto é de 12 bilhões de dólares (64,5 bilhões de reais). O Chengdu Tianfu International Airport cobrirá uma área de 30 quilômetros quadrados e terá três pistas em sua primeira fase, que deve ser entregue agora em 2020, e mais três na segunda etapa. Quando estiver em sua máxima capacidade, poderá receber até 90 milhões de passageiros por ano, o dobro do outro aeroporto da região. Também poderá movimentar seis milhões de toneladas de carga anualmente.
7. QINGDAO JIAODONG INTERNATIONAL AIRPORT, EM QINGDAO (CHINA)
Mais um que se parece com o aeroporto de Pequim (esse ainda mais, inclusive). Será que é pré-requisito usar o modelo da capital como padrão). Mas falando sério, bem bonito esse Qingdao Jiaodong, que tem previsão de abertura ainda este ano. Terá duas pistas e capacidade para receber até 35 milhões de pessoas por ano. Não encontrei muitas informações sobre ele, e como não domino o chinês…
8. BETONG INTERNATIONAL AIRPORT, EM YALA (TAILÂNDIA)
Esse pequenino aeroporto também deve abrir as portas de embarque em 2020. Merece figurar aqui por conta do uso dos materiais, que dão uma beleza única ao terminal. Betong servirá a província de Yala, ao sul da Tailândia (na língua local “betong” significa “bambu”, um dos elementos usados na estrutura). Foi projetado para receber 600 mil passageiros por ano. A pista inicialmente foi pensada para ter 1,8 mil metros de extensão (para operação de aeronaves como o ATR), mas teve o projeto alterado de modo a receber aviões como o Boeing 737. Betong encontra-se bem próximo à fronteira com a Malásia, e espera-se que a população do país vizinho também utilize o aeroporto em suas viagens.