Assustadores, mas tão bonitinhos os aviões… #2
Em junho do ano passado, me diverti muito fazendo a primeira parte desta matéria. Apesar do medo de voar, amo aviação! Escolher belas imagens de aviões é uma experiência maravilhosa para mim (falo um pouco mais sobre isso na matéria especial de aniversário do rivotravel). Digam aí: os bichões metem medo, mas no fundo são animais ferozes que, apesar de assustar, também revelam beleza, não? A admiração pode ser o primeiro passo para ficar em paz com a ideia de viajar dentro de uma aeronave. Então vamos ver as imagens selecionadas? Todas as fotos são de licença livre, ou seja, o autor ou autora das imagens cederam seus trabalhos para reprodução não-comercial.
Sem mais delongas, vamos lá:
1)
Começo com uma foto belíssima de um avião sobrevoando um prédio histórico de Isfahan, no Irã. A cidade, a terceira maior do país, é milenar e possui edificações consideradas patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO. A bela arquitetura islâmica da imagem, ressaltada pelo fotógrafo na escolha do preto e branco, oferece um interessante contraponto ao moderno quadrijato que passa acima. Não dá para afirmar qual é o avião, mas parece um 747 (a Iran Air opera o modelo).
2)
Do Oriente Médio para o Caribe. De um quadrijato para um turboélice. A foto da vez é de um pequeno avião fazendo uma manobra extrema para pousar na pequena pista da ilha de Saint Barth, reduto de ricos de todo o mundo. A pista é aberta apenas para pequenas aeronaves e possui uma aproximação difícil na hora do pouso – o avião tem de dar um rasante em um morro que fica bem perto da cabeceira, como dá para ver pelo capim dourado na parte de baixo da foto. Não é à toa que Saint Barth figura sempre na lista de aeroportos mais radicais do mundo.
3)
Não é sempre que podemos testemunhar grandes fenômenos da natureza olhando pela janelinha do avião, não é mesmo? No máximo uma chuva mais forte ou uma nevasca. Mas vulcão? Olha, acho que prefiro admirar assim, em uma foto mesmo. O nome desse vulcão é Mayon (o mais ativo das Filipinas). A imagem foi feita em 2007 em um voo da Phillipine Airlines e mostra a fumaça saindo do topo do monte. Além de ser um cone perfeito, acho muito sugestiva a fumaça que sai do cume se misturando com as nuvens brancas. Em 2018, dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas de cidades próximas devido a uma erupção do Mayon. O rivotravel já falou deste e de outros fenômenos naturais que um avião pode se deparar durante o voo nesta matéria aqui. Inclusive os resíduos lançados ao ar e os aviões não combinam nada, pois podem impedir o funcionamento dos motores.
4)
Para não ficar falando de catástrofes, vamos apreciar essa bela foto de um 747 pousando no aeroporto internacional de Los Angeles (LAX). A rainha dos céus, como é conhecida a aeronave, merece um cenário assim, não é mesmo? Ainda mais na cidade californiana que é sinônimo de dias bonitos e ensolarados. Quando estive lá, comprei uma pizza e me sentei em um parque que fica bem ao lado da cabeceira do aeroporto. Foi um deleite ficar vendo tantos modelos pousando, dos “pequenos” 737 ao gigantescos A380. Aliás, por falar em pouso em Los Angeles e por do sol, sugiro este vídeo, com a visão da cabine de um avião se aproximando do LAX. É bem interessante.
5)
Já que estamos no LAX, que tal esse Shuttle Carrier Aircraft da NASA prestes a pousar? Quem não conhece o modelo deve tomar um susto. A agência aeroespacial norte-americana tem dois aviões 747 adaptados para transporte de ônibus espacial. O modelo da Boeing não é utilizado para lançamentos espaciais, apenas para transportar as aeronaves os veículos espaciais da NASA de um ponto a outro do globo. Os dois 747 da agência foram originalmente projetados para uso comercial (depois adquiridos pelo governo norte-americano) e estão em atividade desde 1969, primeiro ano de produção dos jumbos. Verdadeiras relíquias.
6)
Amo essa foto: um 777 da Cathay Pacific se preparando para pousar no aeroporto Kai Tak, em Hong Kong. O Kai Tal funcionou na antiga colônia britânica de 1925 a 1998 e foi fechado após a abertura do Chek Lap Kok. O antigo aeroporto era considerado um dos mais perigosos do mundo, pois estava situado em uma região repleta de montanhas e exigia muita perícia dos pilotos, que tinham de efetuar uma curva com ângulo super fechado, além de lidar com fortes ventos. Isso sem contar com o rasante em prédios em uma região super povoada da cidade, como mostra a foto. Aliás acho até que o antológico Kai Tak merece uma matéria só sobre ele, apesar de já estar “aposentado”. Muitas emoções.
7)
Sobre essa foto não há muito o que comentar. Eu e Rafael a escolhemos para esta matéria pelo seu ar enigmático, formando uma bela composição. Acho que é um 737. Mas pode ser um Airbus. Tá vendo? Mistério.
8)
Essa imagem me chamou a atenção de cara. Não só por ser um modelo da Air India (adoro) mas também por registrar um momento no qual o avião faz uma curva, possivelmente já em aproximação do aeroporto, uma vez que o trem de pouso está abaixado. Geralmente fotógrafos de aviões capturam as aeronaves em solo, decolando, perto de pousar ou já em voo, em altitude de cruzeiro. Adoro também como as asas “saíram” na foto, bem abauladas quando vistas da ponta de uma à ponta da outra. Chega a dar tontura.
9)
Essa foto dá uma certa “agonia”, não é mesmo? O avião “grande”, em primeiro plano, é um A330 da Brussels Airlines (vi a bandeirinha da Bélgica ali na parte de trás da fuselagem e fui checar o modelo no site da companhia). Aquele lá em cima? Jamais saberemos. A lente usada pelo fotógrafo acabou aproximando as duas aeronaves, que certamente estavam separadas por muitos quilômetros.
10)
Por falar em aproximar aeronaves e para terminar essa segunda edição do “Assustadores, mas tão bonitinhos os aviões”, uma imagem incrível feita no aeroporto de Sydney. Um A380 da australiana Qantas se preparando para pousar enquanto um Airbus da Air New Zealand acabava de decolar. Isso acontece quando o aeroporto possui mais de uma pista e elas são paralelas. A operação é perfeitamente segura. O bacana é que o pequenino Airbus da companhia neozelandesa ficou parecendo ter o mesmo tamanho do enorme A380.