Aviões que levam a cultura e natureza de seus países em belas pinturas da fuselagem
Algumas companhias optam por pinturas da fuselagem mais simples e com ar de uma suposta seriedade. É o caso das empresas norte-americanas, em sua maioria. Mas basta girar o globo e observar exemplos de outros países para ver a rica variedade artística das fuselagens das aeronaves. As linhas aéreas costumam ser “porta-vozes” extraoficiais de um povo e dessa forma buscam refletir suas tradições e costumes. Vem com o rivotravel dar essa volta ao mundo em quatorze identidades visuais cheias de cultura e natureza.
1) png air
A PNG Air é uma companhia aérea na Papua Nova Guiné, país situado ao norte da Austrália. É um caldeirão cultural. Só como aperitivo, informo que os sete milhões de habitantes falam mais de 800 línguas. E essa diversidade cultural é expressa nos aviões na forma de ícones, máscaras ritualísticas e padronagens típicas dos diversos povos locais. Acho super bonito e elegante. O fato de ter os desenhos concentrados na parte de trás das aeronaves dá leveza ao design — a nova identidade visual estreou nos céus em 2015. O diretor criativo da empresa, Simon Wright, disse em comunicado: “O design é novo, único e representa claramente o melhor da Papua Nova Guiné. Como em todos os nossos projetos, tomamos uma direção corajosa e a PNG Air estava perfeitamente disposta a incentivar nossa liberdade criativa.” Ele acrescenta: “O resultado é espetacular e mostra o que pode ser alcançado quando as melhores mentes criativas recebem a tela final – uma aeronave”. Em 2017, a rede norte-americana CNN elegeu a livery (termo em inglês para designar a pintura externa) da PNG Air como uma das mais bonitas do mundo.
2) FIJI AIRWAYS
A Fiji Airways também usa padronagens típicas do arquipélago em sua pintura externa. “Sabíamos que o design exterior precisava ser tão distinto, único e fiel a Fiji. Nossa missão era criar um símbolo orgulhoso que se destacasse em alguns dos aeroportos internacionais mais movimentados do mundo, um símbolo que nos permitiria nos tornar o melhor 'Embaixador Voador' que Fiji poderia ter”, disse o presidente da companhia aérea, David Pflieger Jr, à imprensa quando a companhia começou a voar, em 2013. Uma matéria do site The Design Air explica que o símbolo Teteva, no estabilizador vertical (a popular “cauda”) dos aviões está no centro da marca e representa a simpatia dos fijianos e sua natureza profundamente carinhosa. O motivo Rova, no motor da aeronave, simboliza a saudação calorosa que os fijianos estendem aos visitantes, enquanto o motivo Makare, que aparece ao redor da fronteira do Teteva na cauda, evoca o fascínio da água límpida que flui em uma praia de areia branca.
3) AIR SEYCHELLES
Em 2011, a Air Seychelles lançou a nova identidade visual que exalta a fauna das ilhas, com destaque para pássaros e folhagens. A causa do avião ficou super colorida, antecipando a experiência dos turistas que se dirigem ao tradicional destino. Bom observar as “ondas” em tonalidades de azul, em referência à cor do mar local.
4) AZUL
Em 2020, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou o “Ararinha Azul”, um modelo da Embraer bem colorido batizado com o nome do animal ameaçado de extinção e um dos símbolos da fauna e flora do Brasil. Além de ter seis exemplares da ararinha desenhados na fuselagem, o avião trazia outros elementos nacionais ligados à natureza. Ao todo foram usadas 58 cores, utilizadas pelo artista visual Pardal para dar vida à pintura (adorei o nome do autor, super apropriado). A empresa divulgou que foram investidos R$ 350 mil em todo o projeto, mais que o dobro do que é normalmente gasto na pintura de um avião da empresa. Coincidência interessante, no dia 11 de junho de 2022 foram soltas oito ararinhas em uma área de preservação ambiental no interior da Bahia — o último exemplar vivo que não estava em cativeiro foi avistado em 2000.
5) JAL
A tradicional cauda da Japan Airlines (JAL) é guerreira: voou por décadas, foi radicalmente transformada, mas agora voltou a reinar soberana nos aviões da empresa. Tudo começou em 1959, quando a empresa lançou em sua pintura o Tsuru, tradicional pássaro japonês símbolo de saúde, boa sorte e longevidade. É sagrada no Japão e pode ser representada em origami (por sinal o único que eu sei fazer, aprendi quando era bem pequeno e jamais me esqueci do passo a passo). Bem, a identidade visual durou exatos 30 anos. Em 1989,. os executivos da JAL resolveram dar uma modernizada na pintura. Foi-se embora a faixa que acompanhava o avião do bico à cauda, dando lugar a uma fuselagem branca, mais discreta. Mas o Tsuru permaneceu intocado, com o mesmo design. Isso durou até 2002. Naquele ano, o animal na cauda deu lugar ao “arco do sol”, uma fração do círculo vermelho intenso que orna o centro da bandeira japonesa. Não durou nem uma década. Em 2011, olha quem voltou? O Tsuru! Realmente, símbolo de longevidade ele. Adoro demais, lembro de ficar admirando um tempão os aviões da JAL nas minhas revistas de avião nos anos 1990. Longa vida ao Tsuru!
6) UGANDA AIRLINES
Coloquei a Uganda Airlines nessa lista pois acho esse pássaro que “habita” a cauda dos aviões da empresa muito bonitinho, com a patinha levantada. É o grou-coroado, espécie que possui plumagem branca e cinzenta e cabeça com uma crista amarela. Também é conhecida pelos nomes de ganga e grou-real. Chegam a quase um metro de altura. Suas plumas coloridas são utilizadas em elaborados rituais matrimoniais. Ele também está na bandeira nacional de Uganda.
7) AIR SERBIA
A companhia sérvia tem seu símbolo criado de forma curiosa. Aos 25 anos, a estudante de design Tamara Maksimovic teve de escolher, para o trabalho de conclusão de curso, uma empresa grande para basear seu projeto final. Optou pela companhia aérea. Pois a Air Serbia descobriu a produção de Tamara e resolveu apostar na ideia da jovem artista. Ela partiu da ideia de um desenho que houvesse uma conexão histórica com nação, buscando inspiração em antigos brasões. “Quando comecei a trabalhar no conceito, a companhia me disse que gostariam de ser algo que lembrasse a Sérvia, na história, chegamos à imagem visual, entre outras coisas, da águia de duas cabeças. A ideia era que este fosse um brasão moderno da Sérvia”. A figura do animal bicéfalo está presente em diversas nações europeias, como Rússia, Albania e Armênia. E Sérvia, é claro.
8) AIR NEW ZEALAND
O símbolo usado pela Air New Zealand nasceu em 1972. A equipe responsável por seu desenho se baseou em padronagens dos Maori, povo nativo das ilhas localizadas no Pacífico, com formas circulares e usados em entalhes, pinturas e tatuagens milenares baseadas na natureza local. O Koru, como é chamado, simboliza vida, crescimento, força e paz, e foi perfeito para os ideais que a companhia aérea neozelandesa queria transmitir aos seus clientes. Ao longo desses exatos cinquenta anos o símbolo pouco mudou. A Air New Zealand destaca a simplicidade e elegância de sua marca. Em 2013, a imagem de uma folha de Silver Fern, uma espécie de samambaia nativa da Nova Zelândia, foi incorporada à parte final da fuselagem.
9) NORWEGIAN
Quando a Norwegian estreou, em 2002, ela teve como meta quebrar o quase monopólio da aviação escandinava, até então dominada pela SAS. Veio então a ideia de fazer uma homenagem a grandes nomes da cultura local, não só da Noruega, país de origem da companhia, mas também da Suécia e Dinamarca — e posteriormente de outras localidades, como o navegador e explorador genovês Cristóvão Colombo, dentre outros. As caudas dos aviões são pintadas com rostos de famosos escritores, artistas, inventores e esportistas de vários séculos.
10) AIR INDIA
O que mais me atrai na livery dos aviões da Air India é um detalhe que muitas vezes passa despercebido entre os passageiros, mas que certamente já despertou a atenção dos amantes da aviação: os ornamentos que cada janela tem, uma moldura vermelha que remete à cultura hindi, mais especificamente à arquitetura local. É impossível olhar para ela e não ser transportando para os templos indianos. Não me lembro de nenhuma outra companhia que tenha dado um toque especial ao redor de cada uma das janelas de seus aviões. Para completar, há ainda um simpático desenho de um marajá que “acompanha” os viajantes desde 1946.
11) AEROMEXICO
O nome atual da Aeromexico nasceu em 1972, mas a empresa já existia desde a década de 1930 com o nome de Aeronaves de Mexico. A figura que identifica a companhia na cauda, o “Eagle Knight”, algo como “Cavaleiro-águia”, foi inspirado na cultura pré-hispânica, ou seja, nos povos originários que existiam no território do atual país da América do Norte antes da chegada dos invasores europeus. A figura foi sendo “modernizada” ao longo das décadas (o que às vezes é uma pena, a simplificação cada vez maior do design). Segundo a empresa, o símbolo representa a coragem, a liderança e o espírito destemido dos povos antigos, trazendo para a Aeromexico tais valores. As linhas paralelas da atual logo remetem ainda à velocidade e dinamismo.
12) EGYPTAIR
Outra empresa que “pegou emprestado” de sua milenar cultura o tema para pintar seus aviões. O logotipo da companhia aérea é Hórus, que na mitologia egípcia antiga é a divindade do céu (nada mais justo para uma aeronave). Hórus, um dos mais adorados deuses egípcios, é geralmente representado como um falcão ou um homem com cabeça de falcão e aparece em diversas obras de artes e monumentos do país. A EGYPTAIR adotou a figura como seu logo por causa do antigo simbolismo como um deus alado do sol, que adorna não só a cauda como a própria fuselagem.
13) KLM
Acho os aviões da KLM lindos, com seu azul marcante. E em 2011 a companhia holandesa resolveu homenagear a famosa produção de cerâmicas e azulejos produzida na cidade de Delft. A clássica pintura azul foi coberta por quatro mil adesivos. Esses “ladrilhos” apresentavam os rostos dos fãs da KLM. Durante a campanha Tile & Inspire, a companhia convidou os internautas a criar fotos de perfil usando como base a pintura tradicional dos países baixos. As imagens foram usadas para decorar uma aeronave do modelo 777-200, de modo a celebrar uma parte popular da herança holandesa.
14) ICELANDAIR
Não poderia terminar essa matéria com a companhia aérea principal da Islândia, país que amo de paixão. Infelizmente, quando fui para a ilha gelada do Atlântico Norte, voei com a Iceland Express, que não existe mais (fiz até um relato da finada empresa). Mas voltando à Icelandair, achei o máximo quando, em 2015, eles resolveram, em uma ação promocional, pintar um de seus Boeing 757 com as cores da Aurora Boreal, dando um incrível efeito à fuselagem (e detalhe: dentro da aeronave as luzes LED reproduziam o efeito no teto). Lindo demais!
***
O rivotravel já fez outras matérias sobre aviões com pinturas especiais antes. Clica aqui para conferir!
Nota: Todas as fotos usadas nesta matéria são de licença livre, podendo ser usadas para fins não-comerciais.